JF Almeida, Lameirinho e Mundifios desmentem interesse em comprar têxtil Coelima

As têxteis JF Almeida, Lameirinho e Mundifios garantem ao ECO que não têm interesse em adquirir a Coelima, que se encontra em processo de insolvência.

O futuro da têxtil Coelima pode passar pelas mãos de investidores locais e segundo apurou o ECO já existem potenciais interessados. No entanto, as têxteis Mundifios, Lameirinho e JF Almeida negam o interesse em adquirir a Coelima, que se encontra neste momento em processo de insolvência.

O administrador da Mundifios, Joaquim Fernandes, disse ao ECO que o interesse em adquirir a vimaranense Coelima “não tem qualquer fundamento”, enquanto a administração da JF Almeida garante que “não existe qualquer interesse por parte da empresa em adquirir a Coelima”.

A Lameirinho também esclareceu que “não está interessada em comprar a Coelima” e que “não faz parte da estratégia da empresa a aquisição de empresas seja elas quais forem”, adianta ao ECO fonte oficial da gigante dos lençóis.

A Polopique também foi questionada sobre o eventual interesse em adquirir a têxtil, que conta com uma quase um século de história, mas até à data desta publicação o ECO não conseguiu obter uma resposta.

A Câmara Municipal de Guimarães confirmou ao ECO que existem empresas interessadas em transformar a Coelima numa têxtil de saúde aliada à tecnologia. Questionada se a intenção dos compradores é aliar projetos colaborativos no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), a autarquia não confirma, mas diz que “faz sentido”.

A empresa têxtil Coelima, agora insolvente, tem um passivo de 29,5 milhões de euros. Dívidas à banca, a fornecedores e até a empresas irmãs do grupo Moretextile, do qual faz parte, explicam esse montante.

O pedido de insolvência, que identifica 250 credores, já foi entregue no Tribunal de Comércio de Guimarães que decretou a insolvência da têxtil. Entre os credores, “existem dois particularmente expressivos”: a Caixa Geral de Depósitos (CGD) e o Fundo de Apoio à Concentração e Consolidação de Empresas (FACCE), que, no conjunto, “representam aproximadamente 80% do total do passivo extra do grupo da Coelima, por referência a 31 de dezembro de 2020”.

Pedro Pidwell foi o nome escolhido para ficar à frente do processo de insolvência da têxtil Coelima com o objetivo de apresentar um plano de recuperação. Pidweel está ligado a processos de insolvência de grandes empresas, como é o caso da Soares da Costa e Ricon.

A Coelima apresentou insolvência, na sequência da quebra de vendas “superior a 60%” provocada pela pandemia e da não aprovação das candidaturas que apresentou às linhas de crédido Covid-19. Apesar do Ministério da Economia ter confirmado ao ECO que o Banco Português de Fomento não recebeu qualquer pedido da Coelima para ter acesso às linhas Covid-19.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

JF Almeida, Lameirinho e Mundifios desmentem interesse em comprar têxtil Coelima

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião