INE suspende uso da Cloudflare, mas garante que site dos Censos é seguro

O Instituto Nacional de Estatística decidiu suspender os serviços da Cloudflare perante dúvidas que surgiram sobre a segurança do site dos Censos. Mas garante que site é seguro.

Perante as dúvidas levantadas nos últimos dias, e apesar de garantir que o site do Censos 2021 é seguro, o Instituto Nacional de Estatística (INE) decidiu suspender “totalmente” a subscrição dos serviços da tecnológica norte-americana Cloudflare para que “não subsistam quaisquer dúvidas no âmbito da segurança da informação”. A polémica foi criada por um post numa rede social que levou à intervenção da Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) junto do INE.

“Tendo sido o INE contactado a 26 de abril pela Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD), que suscitou dúvidas relativamente ao enquadramento jurídico da subscrição de serviços de desempenho e segurança no âmbito da operação censitária com a empresa Cloudflare, decidiu o INE suspender totalmente a subscrição destes serviços para que não subsistam quaisquer dúvidas no âmbito da segurança da informação“, escreve o gabinete de estatística num comunicado divulgado esta terça-feira à noite.

O Conselho Diretivo do INE garante que, apesar desta decisão, “a plataforma de recolha dos Censos 2021 é segura, assim como as restantes opções tecnológicas do mesmo âmbito em toda atividade do INE”, tendo estas opções sido escrutinadas por parte do Gabinete Nacional de Segurança (GMS)/Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS). “O INE mantém e afirma que a sua abordagem respeita os requisitos de segurança e constitui a melhor opção para o sucesso da operação em tempo útil, desempenho dos serviços e face às ameaças globais expectáveis“, assegura.

O Instituto Nacional de Estatística esclarece que a suspensão dos serviços da Cloudflare não vai afetar a segurança do site do Censos 2021, “continuando a ser assegurada a total proteção dos dados pessoais”. Além disso, o método de resposta por parte da população mantém-se, ainda que admita uma “diminuição da rapidez de acesso ao site de recolha dos Censos“. O inquérito é de preenchimento obrigatório e deve ser entregue no site preferencialmente até 3 de maio.

“O INE reafirma que esta opção de recolha – ou seja, a resposta pela internet – é a mais adequada, em particular face ao momento que estamos a viver de saúde pública”, argumenta o INE no comunicado, assinalando que a recolha tem tido “sucesso” até ao momento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

INE suspende uso da Cloudflare, mas garante que site dos Censos é seguro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião