Tesouro avança com troca de dívida para empurrar reembolsos até 12 anos

Agência liderada por Cristina Casalinho vai esta quarta-feira ao mercado para uma troca de dívida. Propõe-se a comprar títulos com prazo em 2022 e 2024 e emitir novos com maturidade em 2028 e 2034.

O Tesouro vai ao mercado para trocar dívida por prazos mais longos, em até 12 anos. A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública – IGCP anunciou que a operação vai acontecer esta quarta-feira e serão comprados títulos que atingiam a maturidade tanto em 2022 como em 2024. Em contrapartida, a agência emite novas obrigações do Tesouro (OT) com prazo em 2028 e 2034.

“O IGCP vai realizar no próximo dia 28 de abril de 2021 pelas 10:00 horas uma oferta de troca recomprando a(s) seguinte(s) Obrigação(ões) do Tesouro”, anunciou em comunicado. A linha OT 2,2% 17out2022 tem 9.663 milhões de euros vivos, enquanto na OT 5,65% 15fev2024 há 12.711 milhões disponíveis.

Estas duas linhas serão aquelas que o IGCP quer comprar no mercado. Esta recompra tem por contrapartida OT com maturidades dentro de sete e 13 anos. Os títulos que serão vendidos atingem os prazos em 17 de outubro de 2028 e 18 de abril de 2034.

Este tipo de operações tem sido comum na estratégia da agência liderada por Cristina Casalinho de gestão da dívida pública. O IGCP tem aproveitado os baixos custos de financiamento para levar a cabo estas operações de troca de dívida que permitem ao país alisar os pagamentos aos mercados nos próximos anos e evitar a acumulação de reembolsos.

O Tesouro devolveu, há duas semanas, ao mercado 8 mil milhões de euros em dívida, naquele que foi o maior reembolso de OT do ano e que continua o caminho de diminuição do montante da dívida mais cara que o Tesouro ainda tem em stock. No entanto, a pandemia obrigou o país a reforçar a procura de dívida no mercado. A partir de 2022, as OT a devolver aos investidores têm valores mais avultados, o que poderá explicar o recurso ao rollover para evitar acumulações.

Calendário de amortizações da dívida nacional (em março)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tesouro avança com troca de dívida para empurrar reembolsos até 12 anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião