“Vamos ter uma década de grande crescimento”, diz Siza Vieira

O ministro da Economia defende que as "empresas vão aproveitar melhor tecnologias digitais e com isso terão ganhos de produtividade".

“Vamos ter uma década de grande crescimento”, defende o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, em que as empresas serão apoiadas de forma a acentuar a competitividade e a internacionalização. Pedro Siza Vieira sinaliza a importância de trabalhar em ecossistemas, para potencializar as capacidades das empresas.

As “empresas portuguesas têm feito percursos muito significativos” nos últimos anos, apontou o ministro em declarações transmitidas pela RTP3, à margem da conferência “Guia de viagem a uma economia competitiva”. Na “última década, as exportações aumentaram muito”, foi possível continuar esforços para tornar a “balança comercial positiva e reduzir endividamento externo”, acrescentou.

Este progresso “deveu-se à capacidade de empresas produzirem bens de qualidade”, o que “resultou quer do reforço das capacidades das empresas e de políticas públicas que apoiaram investimento, inovação e internacionalização”, sinalizou o ministro. “Queremos acentuar isso nos próximos anos”, quando aos fundos europeus se irão “acrescentar as verbas do Plano de Recuperação e Resiliência, que vão apoiar capitalização das empresas e investimento em capacidades inovadoras”, nota.

Assim, tendo em conta este contexto, “vamos ter uma década de grande crescimento, em que empresas vão aproveitar melhor tecnologias digitais e com isso ter ganhos de produtividade”, prevê o ministro responsável pela pasta da Economia. O que Portugal “tem de fazer é não ficar para trás e acelerar relativamente a concorrentes”.

Siza Vieira sublinha que “definindo objetivos de política pública, conseguiremos apoiar melhor as empresas nesse percurso”. Para além disso, o responsável defende a formação de clusters, reiterando que assim, “empresas dentro do mesmo setor podem dispor de mão de obra mais qualificada, serem melhores parceiros para políticas públicas que apoiam competitividade e internacionalização”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Vamos ter uma década de grande crescimento”, diz Siza Vieira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião