“Crise política só num grau de insanidade total”, diz António Costa

  • ECO e Lusa
  • 1 Maio 2021

Em entrevista ao JN, DN e à rádio TSF, António Costa disse não recear uma crise na negociação do próximo Orçamento e está disponível para negociar com o BE.

O primeiro-ministro, António Costa, diz acreditar que Portugal está a viver uma “fase de viragem” no combate à pandemia de Covid-19 e afasta cenários de crise política, incluindo na negociação do próximo Orçamento do Estado.

Em entrevista ao Jornal de Notícias, Diário de Notícias e à rádio TSF, António Costa disse não recear uma crise na negociação do próximo Orçamento, contrapondo outros receios: “A única coisa que receio é mesmo o que possa acontecer com as variantes da Covid. É mesmo a única coisa que receio”.

E à questão de saber se pondera demitir-se se o Orçamento do Estado não for aprovado, mais uma vez esse é um cenário que não coloca. “As pessoas têm todas bom senso. Há alguém em Portugal, perante uma pandemia, perante a maior crise económica que o país alguma vez enfrentou – ou, pelo menos, nas últimas décadas – e uma crise social brutal, alguém pode desejar correr o risco de contribuir para uma crise política? Só num grau de insanidade total. Esse cenário é puramente académico e especulativo”, justificou.

A seguir, apontou a disponibilidade ao diálogo do Bloco de Esquerda, que votou contra o anterior Orçamento, afirmando que “já disse publicamente” que “está disponível para voltar a sentar-se à mesa” e para olhar “para o Orçamento de 2022”, e disse contar com o PCP para dizer que tem “esperança de que em 2022 todos cheguem a acordo”.

António Costa manifesta ainda expectativas moderadas quanto ao crescimento do turismo este ano, admitindo que não seja “uma grande alavanca da recuperação económica”, mas sim as alavancas previstas no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Na entrevista, o chefe do Executivo e líder do PS afirmou que o país está “claramente numa fase de viragem de página” e antecipou a possibilidade de a abertura do novo ano escolar, em setembro, ser o momento de “novo arranque geral da sociedade”.

“Temos conseguido manter a pandemia controlada, não obstante já termos concluído as fases de desconfinamento; temos o processo de vacinação a ganhar uma tração crescente; e temos, por outro lado, também o plano de recuperação económica entregue em Bruxelas, e contamos que ele possa ser aprovado na presidência portuguesa”, afirmou.

O verão “completará essa viragem e, se não houver novas surpresas que o vírus” provoque, Costa considera que é possível “encarar a próxima reabertura do ano letivo como um momento de novo arranque geral da sociedade”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Crise política só num grau de insanidade total”, diz António Costa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião