Nas notícias lá fora: Pagamentos, vendas online e chips

  • ECO
  • 3 Maio 2021

Os maiores bancos da Europa planeiam um ataque a gigantes de pagamentos dos EUA, enquanto Warren Buffett alerta para os riscos da inflação durante a recuperação da pandemia.

A semana arranca com a notícia de que os maiores bancos da Europa se preparam para criar um gigante de pagamentos capaz de enfrentar o PayPal, Mastercard, Visa, Google e Apple. Ao mesmo tempo, destaque ainda para as vendas online, que representaram 19% do total em 2020. É ainda notícia a primeira casa impressa em 3D que já está a ser habitada nos Países Baixos.

Financial Times

Maiores bancos da Europa planeiam ataque a gigantes de pagamentos dos EUA

Mais de 30 bancos e processadores de cartões de crédito da Europa estão a tentar criar um gigante de pagamentos capaz de destruir um “oligopólio” dominado pelos Estados Unidos. O objetivo é elaborar até setembro um plano para isso. “A ideia é construir um campeão europeu de pagamentos que possa enfrentar o PayPal, Mastercard, Visa, Google e Apple”, diz Joachim Schmalzl, presidente da European Payment Initiative. Leia a notícia completa no Financial Times (acesso condicionado, conteúdo em inglês)

The Guardian

Warren Buffett alerta para os riscos da inflação durante a recuperação da pandemia

O investidor Warren Buffett avisa para o risco da aceleração da inflação nos Estados Unidos à medida que a economia norte-americana recupera. O CEO da Berkshire Hathaway diz que as empresas no seu portefólio de investimentos estão a assistir a sinais “muito substanciais” de inflação devido à escassez de matérias-primas conjugada com elevados níveis de acumulação de poupança nos confinamentos. Leia a notícia completa no The Guardian (acesso livre, conteúdo em inglês)

Reuters

Vendas online representaram 19% do total durante 2020

As vendas online foram responsáveis por quase um quinto da faturação total do retalho no ano passado, num ano que foi marcado por vários confinamentos para travar a propagação da pandemia, mostra um estudo da Organização das Nações Unidas (ONU). As vendas online representaram, assim, 19% das vendas globais no retalho em 2020, face aos 16% registados em 2019. A Coreia do Sul e China tiveram o maior peso (25,9% e 24,9%, respetivamente). Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês)

Bloomberg

CEO da Intel diz que falta de chips persistirá por “alguns anos”

De acordo com o novo CEO da Intel, Pat Gelsinger, a empresa está a reformular algumas das fábricas para aumentar a produção e resolver a escassez de chips na indústria automóvel. Contudo, o responsável admite que poderá demorar vários meses para que a tensão no fornecimento comece a diminuir. “Levará alguns anos até que possamos responder a essa procura crescente em todos os aspetos do negócio”, disse. Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso condicionado, conteúdo em inglês)

El País

Primeira casa impressa em 3D já está a ser habitada

Um casal holandês recebeu este fim de semana as chaves para a sua nova casa, naquela que é a primeira casa habitável impressa em 3D. É um bungalow com cerca de 95 metros quadrados ao qual irão juntar-se outros quatro na cidade de Eindhoven, sendo que existem outras casas deste tipo (em países como França, Dubai ou Estados Unidos), mas só nesta é que todo material das estruturas saiu impressora 3D. Os inquilinos Elize Lutz (de 70 anos) e Harrie Dekkers (de 67 anos) vão pagar uma renda mensal de 850 euros. Leia a notícia completa no El País (acesso livre, conteúdo em espanhol)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: Pagamentos, vendas online e chips

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião