EUA apoiam suspensão temporária das patentes das vacinas contra a Covid-19

  • ECO
  • 5 Maio 2021

Medida foi proposta primeiro em outubro pela Índia e a África do Sul. EUA vão negociar com Organização Mundial do Comércio. Empresas já foram penalizadas em bolsa.

Os Estados Unidos da América (EUA) apoiam a suspensão temporária das patentes das vacinas contra a Covid-19. A informação foi avançada pela conselheira comercial de Joe Biden, Katherine Tai, como noticia o Financial Times.

Esta é uma crise de saúde global, e as circunstâncias extraordinárias da pandemia de Covid-19 exigem medidas extraordinárias“, disse Tai numa declaração entretanto partilhada no twitter.

A medida foi proposta primeiramente em outubro do ano passado pela Índia e a África do Sul à Organização Mundial do Comércio (OMC). Na altura, a ainda administração de Donald Trump opôs-se firmemente à renúncia na OMC, juntamente com o Reino Unido, a UE e a Suíça.

A mudança de administração trouxe uma mudança de posição. Segundo a conselheira, o país vai participar em negociações com a OMC, o que ainda levará o seu tempo. Para andar para a frente o esforço teria de ser feito quer pelo privado quer pelo governo, referiu Tai.

A notícia surge numa altura em que o fornecimento de vacinas nos EUA está praticamente assegurado a 100%, sendo que o Presidente quer ter 70% dos adultos vacinados até ao 4 de julho.

As empresas não responderam a nenhum dos jornais internacionais até ao momento, no entanto já foram penalizadas em bolsa. No fecho de Wall Street, a Moderna caiu mais de 6%, a Johnson&Johnson 0,4%, a BioNTech 3,7%, a Novavax 5,4% e a Pfizer aguentou-se apesar do anúncio com um crescimento de menos de 0,1%%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EUA apoiam suspensão temporária das patentes das vacinas contra a Covid-19

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião