Preço das casas sobe em todas as freguesias do Porto. Em Lisboa há descidas até 10%

Na Invicta, todas as freguesias ficaram mais caras para comprar casa, mas o mesmo não aconteceu em Lisboa. Houve freguesias onde os preços das casas caíram 10% em 2020.

As casas ficaram quase 10% mais caras em ano de pandemia, com o valor do metro quadrado a superar os 1.000 euros. Numa análise às duas principais cidades do país, ambas confirmam esta tendência. Em Lisboa há grandes discrepâncias: houve freguesias onde os preços desceram, mas também se observaram subidas superiores a 30%, mostram os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). O Porto, por sua vez, apresentou a maior subida dos preços a nível nacional: ficou mais caro comprar casa em todas as freguesias.

No último trimestre de 2020, o preço mediano das casas foi de 1.188 euros por metro quadrado, um valor que representa uma subida de 7,8% face ao último trimestre de 2019. No trimestre anterior, o terceiro do ano passado, o crescimento tinha sido de 7,6%. Face a esse cenário, o INE refere uma “ligeira aceleração dos preços da habitação, interrompendo a desaceleração verificada nos dois trimestres anteriores”.

Entre todas as cidades do país, o Porto foi a estrela, ao ver os preços subiram 14,7% para uma mediana de 2.142 euros por metro quadrado. Foi o maior aumento observado naquele período. Os dados mostram ainda que todas as freguesias da Invicta ficaram mais caras, com a União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde a ser a mais cara (2.888 euros/m2) e Campanhã a mais barata (1.392 euros/m2).

Para perceber melhor estes valores, veja-se o exemplo: comprar um T2 com 70 metros quadrados em Aldoar, Foz do Douro ou Nevogilde poderia custar cerca de 202 mil euros, enquanto o mesmo T2 em Campanhã custaria apenas cerca de 97 mil euros.

Contudo, em termos de evolução, o cenário muda. A União de Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, S. Nicolau e Vitória assistiu à maior subida dos preços (22,8% para 2.503 euros/m2), enquanto o Bonfim teve o aumento mais baixo (6,5% para 1.973 euros/m2).

Lisboa, por sua vez, continua no pódio de cidade mais cara para viver. O valor mediano do metro quadrado fixou-se em 3.377 euros por metro quadrado, com algumas das freguesias a verem os preços cair. Santa Maria Maior é a mais cara para comprar casa (5.914 euros/m2), enquanto Santa Clara é a mais barata (2.102 euros/m2).

Assim, comprar um T2 com 70 metros quadrados em Santa Maria Maior poderia custar cerca de 413 mil euros, enquanto o mesmo T2 em Santa Clara custaria apenas cerca de 147 mil euros.

Em termos de evolução, o cenário é bastante diferente do Porto. Santa Maria Maior assistiu ao maior aumento dos preços (31,9%), mas houve nove freguesias onde os preços caíram mesmo. Santa Clara teve a maior queda (-10,7%), à frente da Ajuda (-6,4%) e das Avenidas Novas (-6,3%).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preço das casas sobe em todas as freguesias do Porto. Em Lisboa há descidas até 10%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião