Duas mortes e mais 387 casos de Covid-19. Rt desce para 0,95

Desde o início da pandemia, Portugal soma 838.102 casos e 16.983 óbitos por Covid-19. O Rt desceu de 0,96 para 0,95.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) identificou 387 novos casos de infeção por coronavírus, elevando para 838.102 o número de infetados desde o início da pandemia. Nas últimas 24 horas faleceram mais duas pessoas com doença, o que perfaz um total de óbitos de 16.981. O boletim epidemiológico desta quarta-feira dá também conta de que índice de transmissibilidade (Rt) do vírus desceu para 0,95.

O número de doentes em internamento hospitalar sofreu um ligeiro aumento (+1) em relação ao boletim de terça-feira, estando agora 297 pessoas nessa situação. Por outro lado, os internamentos em unidades de cuidados intensivos decresceram. Estão agora 83 pessoas em UCI (menos quatro nas últimas 24 horas). A maioria dos infetados continua, assim, a recuperar em casa.

Neste momento, existem 22.705 casos ativos em Portugal, menos 128 comparando com o anterior balanço. Face a terça-feira, foram registados também mais 513 doentes recuperados da doença, para um total de 798.414 desde o início da pandemia. Atualmente, encontram-se ainda 22.723 sob vigilância das autoridades de saúde, por terem contactado com casos confirmados de Covid-19. Foram menos 833 em comparação com o balanço anterior.

Boletim epidemiológico de 5 de maio:

Atualmente, a maioria dos novos casos de infeção continua a ser registada no Norte do país (171 dos 387 novos casos confirmados). Seguem-se as regiões de Lisboa e Vale do Tejo (mais 88 casos confirmados) e a região do Centro (mais 59 casos de infeção). As únicas duas mortes comunicadas pelo mais recente boletim epidemiológico ocorreram na região de Lisboa e Vale do Tejo (1) e no Centro (1).

Rt prossegue tendência decrescente

Os dados da DGDS mostram ainda que o valor do Rt, que indica quantas pessoas um infetado, em média, contagia, continua a cair. Se na anterior atualização este se fixava nos 0,96, está agora nos 0,95 — tanto na globalidade do país, como considerando apenas o território continental. Permanece, assim, abaixo da matriz de risco delineada pelo Executivo.

Também a incidência do vírus, que diz respeito à média de novos casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, continua a baixar. O boletim da DGS mostra que esta está agora nos 61,3 a nível nacional e nos 59,0 no continente, sendo que anteriormente estes valores eram 64,4 e 62, respetivamente.

(Notícia atualizada às 14h30 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Duas mortes e mais 387 casos de Covid-19. Rt desce para 0,95

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião