Portugal na lista verde britânica é “boa notícia”, mas sem embandeirar em arco, diz Santos Silva

O ministro dos Negócios Estrangeiros saúda a inclusão de Portugal na lista britânica dos países com menos restrições para as viagens, mas alerta que é necessário cautela.

Portugal foi incluído na “lista verde” dos corredores aéreos britânicos, o que o ministro dos Negócios Estrangeiros português apelidou de uma “boa notícia e um excelente reconhecimento”. Ainda assim, Augusto Santos Silva alertou para a necessidade de ir com “cautela” ao prosseguir o desconfinamento no país.

Esta decisão “tem uma alta importância, pelo reconhecimento que significa do esforço que estamos a fazer em Portugal”, disse o ministro, em entrevista à RTP. “É muito bom chegar a esta altura e saber que o Reino Unido, nosso parceiro histórico, reconhece que a situação pandemia em Portugal é muito razoável”, acrescentou.

O ministro adiantou ainda que Portugal deverá ser o único país da União Europeia que está na lista, por agora. Apontou, no entanto, que “este reconhecimento não nos deve levar embandeirar em arco”. “Temos de seguir caminho que temos seguido”, de forma “sempre muito prudente e faseada”, reiterou.

Quanto à proposta norte-americana do levantamento de patentes das vacinas contra a Covid-19, Santos Silva diz que “surpreendeu apenas parcialmente porque significa alteração radical do que era posição” do país. Esta proposta “ajuda as conversações em curso no âmbito da Organização Mundial do Comércio”, porque nas regras internacionais está previsto a suspensão temporária, em último caso.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal na lista verde britânica é “boa notícia”, mas sem embandeirar em arco, diz Santos Silva

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião