Houve mais de 2.700 voos com Espanha nos três meses de fronteiras fechadas

Entre fevereiro e abril, muitos foram os que optaram por viajar por via aérea até Espanha. Em três meses do primeiro período de fecho de fronteiras no ano passado tinham sido operados apenas 793 voos.

Portugal e Espanha fecharam fronteiras terrestres pela segunda vez devido à pandemia, sendo que, desta vez, foram três meses de circulação condicionada que terminaram a 1 de maio. Durante este período de restrições, não foi, no entanto, impossível viajar até ao país vizinho. Foram operados 2.712 voos entre os dois países, segundo dados da organização europeia de aviação Eurocontrol pedidos pelo ECO.

No pico da terceira vaga da pandemia, Portugal e Espanha e decidiram encerrar fronteiras terrestres a partir de 31 de janeiro. A travessia passou a ser permitida apenas nalguns pontos de passagem autorizados (PPA) e em casos excecionais incluindo por motivos profissionais, de estudo, reunião familiar, saúde, razões humanitárias ou outros de força maior. E assim se manteve até 30 de abril.

Nesse período, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras controlou um total de 1.175.307 cidadãos, dos quais 8.934 foram impedidos de entrar em território nacional, segundo dados oficiais enviados pelo Governo ao ECO. No ano passado, quando o controlo fronteiriço esteve em vigor entre 16 de março e 30 junho, passaram pelo controlo do SEF 882.958 cidadãos, tendo 6.790 sido travados.

No caso do tráfego aéreo, também existem regras de contenção do vírus. Estão autorizadas ligações aéreas de e para os países da União Europeia (estando Espanha neste grupo), mas apenas viagens essenciais. Quem o faça, tem de apresentar um teste negativo à Covid-19 realizado nas últimas 72 horas antes do embarque.

Ao longo destes três meses muitos foram os que escolheram esta opção. Em fevereiro, foram operados 644 entre os dois países, tendo aumentado para 835 em março e para 1.233 em abril, refletindo as etapas do desconfinamento a nível nacional, de acordo com dados da Eurocontrol. Não é possível fazer uma comparação direta com o primeiro período de fecho de fronteiras por ter começado a meio de março, mas nos três meses completos (abril, maio e junho) foram operados um total muito inferior de 793 voos.

Voos operados entre Portugal e Espanha, Reino Unido ou Brasil na pandemia

Fonte: Eurocontrol

O tráfego aéreo está a ser fortemente penalizado pela pandemia, tendo caído em Portugal, no ano passado, para o valor mais baixo desde 1998. Foram operados apenas 345,3 mil voos nos aeroportos portugueses, menos 58% do que em 2019. Este ano, a tendência negativa mantêm-se, apesar de a aceleração da vacinação estar a permitir aos países europeus implementarem planos graduais de desconfinamento. Foram operadores 50.728 voos no primeiro trimestre, o equivalente a uma queda de 68%.

Além do teste à Covid-19 para todos, passageiros que cheguem de um país com uma taxa de incidência igual ou superior a 500 casos por 100 mil habitantes têm também de cumprir isolamento durante 14 dias. Este grupo inclui, atualmente, a África do Sul, o Brasil, a Índia, Chipre, a Croácia, França, Lituânia, Países Baixos e Suécia.

No caso do Brasil, esta é já uma melhoria face à anterior situação dado que estiveram totalmente suspensos, até 16 de abril, os voos com o Brasil e com o Reino Unido. Nos primeiros quatro meses do ano, passaram 831 voos por Portugal e terras britânicas, sendo que em fevereiro e março foram apenas 43 e 52, respetivamente. Já as travessias para o país sul-americano totalizam 857 nesse período, revelando igualmente uma recuperação em abril (221) após terem sido operados só 143 voos em fevereiro e 173 em março.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Houve mais de 2.700 voos com Espanha nos três meses de fronteiras fechadas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião