Bruxelas dá “luz verde” a apoio estatal de 12,8 milhões de euros à Alitalia

Comissão Europeia autoriza o quarto apoio à Alitalia, o que eleva o total de auxílios estatais para mais de 310 milhões de euros desde o início da pandemia.

A Comissão Europeia deu “luz verde” a um apoio estatal de 12,8 milhões de euros à Alitalia, considerando que está em conformidade com as regras europeias. A medida tem como objetivo indemnizar a companhia aérea italiana pelos danos sofridos, em algumas rotas, devido à pandemia durante o mês de janeiro de 2021.

Esta é a quarta autorização de apoio à Alitalia que a Comissão aprova desde o início da pandemia — o total de auxílio estatal a favor da companhia aérea, aprovado por Bruxelas, sobe assim para mais de 310 milhões de euros por danos causados pela pandemia de março a dezembro de 2020.

A Itália notificou a Comissão desta “medida de auxílio adicional para compensar a Alitalia por novos danos sofridos em certas rotas específicas de 1 a 31 de janeiro de 2021 devido às medidas de emergência e restrições de viagem necessárias para limitar a propagação do vírus”, recorda a Comissão Europeia, em comunicado.

Este apoio vai assumir a forma de um “subsídio direto de 12.835 milhões de euros, o que corresponde à estimativa dos danos causados ​​diretamente à companhia aérea nesse período, de acordo com uma análise das rotas elegíveis”.

Na análise deste apoio, a Comissão refere que o surto de Covid-19 pode ser considerado uma ocorrência excecional e que a medida é proporcional, “uma vez que a análise quantitativa rota a rota apresentada pela Itália identifica adequadamente os danos imputáveis ​​às medidas de contenção”.

A Alitalia tem, segundo a nota da Comissão Europeia, uma frota de cerca de 95 aviões. Em 2019, a empresa transportou cerca de 20 milhões de passageiros desde o hub em Roma e outros aeroportos italianos para vários destinos internacionais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bruxelas dá “luz verde” a apoio estatal de 12,8 milhões de euros à Alitalia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião