Governo muda lei e permite regresso de turistas britânicos a partir de segunda-feira

As viagens não essenciais de e para o Reino Unido vão ser permitidas a partir das 00h00 de segunda-feira, bastando apresentar um teste negativo para a covid-19 realizado nas 72 horas anteriores.

As viagens não essenciais de e para o Reino Unido vão ser permitidas a partir das 00h00 de segunda-feira, bastando apresentar um teste negativo para a covid-19 realizado nas 72 horas anteriores, anunciou esta sexta-feira fonte governamental.

A decisão governamental será oficializada ainda esta sexta-feira, disse à Lusa fonte do gabinete do ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva. Segundo essa decisão, que entrará em vigor a partir das 00h00 do dia 17 de maio, o Reino Unido será incluído na “lista de países cuja situação epidemiológica permite que se realizem quaisquer viagens, sob reserva da apresentação de teste PCR negativo, realizado nas 72 horas anteriores à data do voo”.

O Reino Unido deu “luz verde” aos britânicos para voarem para Portugal a partir da próxima segunda-feira, mas a última palavra cabia ao Governo português, que tinha de alterar a lei atual.

As reservas de britânicos para o Algarve já tinham disparado, mas esta quinta-feira, a ministra do Estado e da Presidência disse que ainda não havia uma decisão tomada com vista a permitir viagens de lazer. Estas declarações foram repercutidas na imprensa britânica e, segundo o presidente do Turismo do Algarve ao ECO, já tinham começado os cancelamentos.

João Fernandes adiantou que depois do anúncio do Governo britânico, “houve um aumento muito expressivo do número de voos do Reino Unido para o Algarve” e que, por isso, não fazia “qualquer sentido que, havendo esta oportunidade económica — que é muito relevante para um setor extremamente fustigado”, se impedisse esta realidade”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo muda lei e permite regresso de turistas britânicos a partir de segunda-feira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião