Maioria dos portugueses quer um seguro para a próxima viagem

  • ECO Seguros
  • 20 Maio 2021

Na escolha do próximo destino de férias, a distância social e locais com elevados protocolos de limpeza são os critérios mais importantes para os portugueses.

Mais de metade dos viajantes, ou 58% dos entrevistados num inquérito da Europ Assistance admite nunca ter contratado um seguro de viagem ao reservar as suas férias, concluiu estudo conduzido em oito países, incluindo Portugal. No entanto, cerca de 66% admite ser “provável” ou “muito provável” adquirir um seguro para a próxima viagem, o que mostra “maior preocupação por parte dos portugueses na contratação de seguros de viagem devido à pandemia”, tendência uniforme aos restantes países que participaram no estudo.

Entre outras conclusões, a pesquisa revela que a distância social, acompanhantes (família, amigos ou individualmente) e locais com elevados protocolos de limpeza “são os critérios mais importantes para os portugueses quando selecionam um destino de férias.”

A maioria dos portugueses planeia viajar este ano, nomeadamente na época de verão, e escolhem Portugal como destino de eleição, aponta o estudo Vacation Rental Survey realizado pela Europ Assistance, em parceria com a Phonic, revelando alterações ocorridas nos hábitos de viagem dos portugueses devido à Covid-19.

No que respeita aos seguros de viagem, 58% dos entrevistados admitem nunca ter contratado um seguro de viagem ao reservar as suas férias. O facto de 66% das pessoas admitir como “provável” ou “muito provável” a compra de um seguro para a próxima viagem, “mostra uma maior preocupação por parte dos portugueses na contratação de seguros de viagem devido à pandemia, uma tendência que vai ao encontro dos restantes países participantes no estudo”, indica Europ Assistance.

As coberturas privilegiadas pelos entrevistados para garantir a reserva de um arrendamento para férias são o reembolso de dias não utilizados em caso de interrupção da estadia, por exemplo, devido à contaminação por Covid-19, o cancelamento em caso de infeção por Covid 19 ou por motivo de quarentena e a assistência médica.

No estudo da Europ Assistance, 48% dos inquiridos admite continuar a arrendar casa, apartamento ou aldeamento para férias após a pandemia e nomeiam a disponibilidade de uma vacina comprovadamente eficaz na prevenção contra o vírus, a redução da propagação da Covid-19 em Portugal e a redução da propagação mundial do vírus como os fatores que mais vão pesar na decisão de fazer uma viagem nos próximos 18 meses.

Já em relação à questão sobre o que fariam se a vacinação contra a Covid-19 se tornasse obrigatória para poder viajar de avião, 72% refere não ter qualquer impacto, uma vez que planeiam tomar a vacina.

Destinos e alojamento

De acordo com o estudo, mais de metade dos entrevistados prefere viajar “dentro do próprio pais” e 31% planeia viajar para países europeus. Cerca de 47% escolhe fazer férias em julho, agosto e setembro de 2021, o que indica que, apesar da pandemia, os portugueses mantêm vontade em viajar nos meses de verão. Já 22% dos inquiridos pondera viajar apenas a partir de 2022, uma tendência em linha com a análise global do questionário promovido pela Europ Assistance.

Os arrendamentos de férias são largamente reservados para lazer, cerca de 79% dos portugueses pondera fazer uma “viagem de lazer” nos próximos 18 meses, no entanto, há também um crescente interesse em arrendar para uso relacionado com o trabalho remoto. O mesmo estudo indica ainda que, nos próximos 18 meses, 40% dos entrevistados planeia arrendar uma casa de férias, apartamento ou aldeamento como opção de estadia e prefere fazer a reserva através do Booking.com ou Airbnb, o que mostra que os portugueses continuam a privilegiar o arrendamento no momento de reservar alojamento.

A grande maioria dos inquiridos (77%) já assegurou local de estadia e refere “a tranquilidade, o conforto, a privacidade e o contacto com a natureza como as razões para preferir fazer férias numa casa arrendada”.

O estudo baseou-se em entrevistas a cerca de 8 770 viajantes de oito países em todo o mundo, entre 28 de fevereiro e 1 de abril de 2021. O Vacation Rental Survey baseou-se em inquérito online de quinze perguntas (amostras nacionais representativas de 1.000 pessoas por país) na Europa (França, Portugal, Alemanha, Bélgica, Espanha, Itália e Reino Unido) e nos EUA. A pesquisa teve objetivo de verificar como a pandemia alterou hábitos de viagem das pessoas, mas também captar tendências.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Maioria dos portugueses quer um seguro para a próxima viagem

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião