Lucros da Navigator caem para 23,5 milhões no primeiro trimestre

Em comunicado, a empresa informa que teve uma quebra nos lucros em comparação com o primeiro trimestre de 2020, quando teve um resultado de 30,6 milhões de euros.

A Navigator terminou o primeiro trimestre de 2021 com lucros de 23,5 milhões de euros, valor que fica 23% abaixo do registado no período homólogo. Durante os primeiros três meses do ano, marcados por um novo confinamento, a empresa liderada por António Redondo registou também uma quebra de dois dígitos nas vendas.

Em comunicado de imprensa, a papeleira anunciou que teve uma quebra nos lucros em comparação com o primeiro trimestre de 2020, quando teve resultados líquidos de 30,6 milhões de euros. Estão em causa menos 7,1 milhões de euros de um ano para o outro.

Também as vendas caíram 16% face ao período homólogo, para 341 milhões de euros no primeiro trimestre. “Menores volumes de pasta e papel, fruto essencialmente das paragens programadas”, justifica a empresa em comunicado, antes de apontar também para uma “diminuição do nível do preço do papel”.

A Navigator esclarece ainda que as vendas de papel, que representaram cerca de 70% do volume de negócios, ficaram 8% abaixo das verificadas no primeiro trimestre de 2020. Já as vendas de pasta, que diminuíram 6% de um ano para o outro, representam 10% do total das vendas.

Por sua vez, o EBITDA da empresa foi, neste período, de 71 milhões de euros, uma quebra de 20% em comparação com os 88 milhões do primeiro trimestre de 2020. A produtora de pasta e papel destaca ainda que o “trimestre ficou também marcado pelo arranque da nova Central Solar Fotovoltaica na Figueira da Foz, com uma capacidade instalada de 2,6 MWh”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lucros da Navigator caem para 23,5 milhões no primeiro trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião