Navigator quer dar 99 milhões em dividendos aos acionistas

A papeleira pretende entregar 92% dos lucros aos investidores, cabendo a maior "fatia" à Semapa, a sua maior acionista.

A Navigator quer entregar 99 milhões de euros aos acionistas. É esta a proposta que o Conselho de Administração da papeleira vai levar a votação na assembleia geral de 11 de maio, correspondendo a mais de 90% dos resultados líquidos obtidos em 2020.

De acordo com as propostas a levar à reunião magna, enviadas à CMVM, a empresa propõe que seja aprovada a distribuição de 99,56 milhões de euros em dividendos relativos ao exercício do ano passado em que a empresa lucrou 109,2 milhões de euros.

A intenção da papeleira é, assim, entregar 92% dos lucros aos investidores, cabendo a maior “fatia” à Semapa, a sua maior acionista.

Por cada ação, a Navigator propõe o pagamento de um dividendo de 14 cêntimos, valor muito próximo ao entregue no ano passado, altura em que decidiu cortar a metade a remuneração acionista.

Apesar de ter reduzido o valor dos dividendos com base nas contas de 2019, a empresa deixou logo na altura a abertura para vir a entregar uma remuneração extra no final do ano. E foi isso que acabou por acontecer.

Em novembro, a empresa acabou por desbloquear parte das reservas livres, num total de 99,14 milhões de euros, entregando-os aos investidores sob a forma de dividendo extraordinário.

Assim, no total de 2020, com base nas contas do ano anterior, a empresa acabou por pagar uma remuneração global de 27,88 cêntimos por ação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Navigator quer dar 99 milhões em dividendos aos acionistas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião