Estes ténis são vegan, ecológicos e enchem de cor os pés das crianças

Os ténis vegan para os mais miúdos são feitos a partir de plástico recolhido em praias portuguesas. Através deste projeto, já foram recolhidas quatro toneladas de plástico do mar.

Para assinalar o Dia Mundial da Criança, a Zouri Shoes, marca portuguesa de calçado sustentável conhecida pela reutilização de lixo plástico oriundo dos oceanos, lança uma coleção de ténis para os mais pequenos.

A coleção de criança tem como principal material o algodão orgânico com certificação de produtos têxteis ecológicos (GOTS) e de comércio justo. A palmilha anatómica para criança, com cerca de 50% de material reciclado, e sola feita com borracha natural de lixo plástico das praias de Esposende, Mira, Pedrógão, Melides e Porto, são os principais ingredientes para a linha de calçado destinado às crianças.

Até 2020, a Zouri recolheu quatro toneladas de plástico do mar, em ações conjuntas com mais de 1.300 voluntários, numa cooperação entre municípios e ONG de todo o país. O objetivo da Zouri é promover, junto de 150 escolas, “os programas de sensibilização ambientais acerca dos prejuízos do plástico, e como este, aliado à criatividade, poderá tornar-se na matéria-prima mais valiosa desta década”.

A ideia de criar ténis com plástico do oceano surgiu à ativista e fundadora da marca, Adriana Mano, quando estava a fazer uma recolha na praia. E assim nasce a Zouri Shoes.

A marca de calçado portuguesa Zouri, que tem marcado uma das maiores revoluções na inovação em Portugal na área da economia circular, já recebeu prémios do Banco de Investimento Europeu para a Inovação Social e o prémio nacional da Academia Eletrão. Além do mais, tem recebido o apoio de personalidades portuguesas como Catarina Furtado, Daniela Ruah e Ana Guiomar, e de personalidades estrangeiras como Garrett McNamara, Alan Cummings e Alicia Silverstone.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Estes ténis são vegan, ecológicos e enchem de cor os pés das crianças

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião