Pessoas com mais de 20 anos começam a ser vacinadas em agosto

Pessoas a partir dos 40 anos vão começar a ser chamadas para a vacina a 6 de junho, arrancando o auto-agendamento "uma semana depois". Seguem-se os de mais de 30 anos e em agosto quem tem mais de 20.

O auto-agendamento para as pessoas com mais de 40 anos vai começar a meio de junho. Segundo revelou esta terça-feira o vice-almirante, Henrique Gouveia e Melo, as pessoas com mais de 40 anos vão começar a ser chamadas para a vacina a 6 de junho e “uma semana depois” é aberto o agendamento online. Seguem-se as pessoas com mais de 30, no final deste mês, enquanto quem tem mais de 20 anos deve começar a ser vacinado em agosto.

“A partir de 6 junho vamos começar a chamar as pessoas com mais de 40 anos através de agendamento local. Uma semana depois abrimos agendamento online”, disse o coordenador da task force aos jornalistas, depois de uma conferência no Portugal eHealth Summit.

Além do mais, as pessoas com mais de 20 anos devem ser vacinadas a partir de agosto. “Nós vamos acabar as pessoas acima dos 30 entre fim de julho e início de agosto. Nessa altura vão começar a chamar as pessoas com 20 anos”, esclareceu o responsável.

Quanto à vacinação das crianças entre os 12 e os 15 anos, que passou a ser possível com a autorização da Agência Europeia do Medicamento, o vice-almirante disse que esse assunto cabe à Direção-Geral da Saúde (DGS), mas que “havendo liberdade para vacinar e havendo segurança” pensa que a DGS se irá “pronunciar positivamente sobre isso”.

No entanto, explicou que pode nem ser necessário vacinar as crianças, uma vez que “quando chegarmos à faixa etária dos 18 anos temos vacinada mais de 90% da população”. Nessa altura, será “pouco provável que o vírus continue a persistir de forma endémica na população”, logo, “não só pode não ser necessário vacinar as crianças como ao vacinarmos 70% a 90% da população estamos a proteger as próprias crianças“.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pessoas com mais de 20 anos começam a ser vacinadas em agosto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião