IGCP vai emitir mais mil milhões em dívida de longo prazo

A agência que gere a dívida pública vai emitir entre 750 a mil milhões de euros na próxima semana nos prazos a seis e a dez anos.

Portugal vai voltar aos mercados financeiros na próxima semana. A agência que gere a dívida pública, o IGCP, anunciou esta sexta-feira que vai realizar dois leilões das linhas de Obrigações do Tesouro na próxima quarta-feira, 9 de junho.

“O IGCP, E.P.E. vai realizar no próximo dia 9 de junho pelas 10:30 horas dois leilões das linhas de OT com maturidade em outubro de 2027 (OT 0,7% 15out2027) e em outubro de 2031 (OT 0,3% 17out2031), com um montante indicativo global entre EUR 750 milhões e EUR 1000 milhões”, revela o IGCP em comunicado.

Estes dois leilões que vão se realizados pela agência liderada por Cristina Casalinho têm uma maturidade de seis anos (2027) e de dez anos (2031) e um valor indicativo global entre 750 a 1.000 milhões de euros.

A última vez que o IGCP foi aos mercados emitir a dez anos foi a 12 de maio com um valor indicativo global de 1.000 a 1.250 milhões de euros, juntando-se a uma emissão a 14 anos.

Nessa altura, Portugal foi obrigado a pagar mais pelo financiamento de 551 milhões de euros em dívida com o juro a superar os 0,5% — foi o valor mais elevado em mercado primário desde junho do ano passado. Em março, numa emissão comparável o país tinha pago pago 0,237%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

IGCP vai emitir mais mil milhões em dívida de longo prazo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião