Maiores de 43 anos já podem fazer auto-agendamento da vacina contra a Covid

Os utentes entre os 43 e os 44 anos, inclusive, já podem agendar a vacina contra a Covid-19, mas só "terão vaga a partir de dia 21 de junho". Agendamento para maiores de 40 arranca esta semana.

A plataforma de auto-agendamento da vacina contra a Covid-19 permite, a partir desta segunda-feira, a inscrição dos utentes com 43 ou mais anos. No entanto, a “esmagadora maioria” das pessoas entre os 43 e os 44 anos, inclusive só “terão vaga a partir de dia 21 de junho”, confirmou fonte oficial da task force ao ECO. Ainda esta semana arrancará o agendamento para quem tem mais de 40.

Esta informação consta já na página do Governo dedicada à Covid-19. Trata-se, portanto, de um alargamento desta plataforma, que vai permitir o acesso a um universo ainda mais abrangente de cidadãos.

A partir desta segunda-feira, os cidadãos entre os 43 e os 44 anos, inclusive, podem agendar a vacina contra a CovidFonte: Serviços Partilhados do Ministério da Saúde

No final da semana passada, esta possibilidade tinha sido alargada às pessoas entre os 45 e os 49 anos, inclusive. Contudo, na altura, fonte oficial da task force confirmou ao ECO que os utentes destas faixas etárias só terão vaga a partir de 14 de junho. Assim, a task force esclarece também ao ECO, que no caso da “esmagadora maioria” dos utentes entre os 43 e os 44 anos “só terão vaga a partir de 21 de junho”.

Com a maior disponibilidade de vacinas, a task force estima que o auto-agendamento para as pessoas com mais de 40 anos arranque ainda esta semana. Ao mesmo tempo, já tinha sido anunciado que se prevê que os maiores de 30 anos comecem a ser convocados a 20 de junho.

A plataforma de auto-agendamento foi lançada a 23 de abril, mas numa fase inicial era apenas destinada aos maiores de 65 anos, tendo sido progressivamente alargada às diversas faixas etárias por ordem decrescente. Esta plataforma permite que as pessoas possam escolher o ponto de vacinação em que pretendem ser vacinados. Além disso, podem também escolher as datas que lhes são sugeridas e caso não exista vaga, optarem por ficar em lista de espera ou até escolherem outro ponto de vacinação.

Desde que arrancou a campanha de vacinação em Portugal, já foram administradas seis milhões de doses em território nacional, das quais cerca de 3,8 milhões correspondem a primeiras doses (40% da população) e cerca de 2,2 milhões a segundas doses (22% da população), segundo revelou o Sistema Nacional de Saúde (SNS), este domingo.

(Notícia atualizada às 17h55 com a indicação das datas de vagas)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Maiores de 43 anos já podem fazer auto-agendamento da vacina contra a Covid

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião