TVI exige indemnização de 1,2 milhões de euros ao chefe Ljubomir

A TVI pôs o chefe Ljubomir Stanisic em tribunal e exige uma indemnização superior a 1,2 milhões de euros, quase dez meses depois da saída do também apresentador para a concorrente SIC.

A TVI avançou com um processo cível contra o chefe Ljubomir Stanisic e a empresa Questão de Palavras Lda., exigindo uma indemnização de valor superior a 1,2 milhões de euros. A “ação de processo comum” deu entrada esta semana no juízo central cível de Lisboa, segundo informação publicada no portal Citius.

Fonte oficial da Media Capital disse que “a TVI não está disponível nesta fase para prestar quaisquer esclarecimentos sobre o assunto”. O ECO contactou também o chefe Ljubomir Stanisic, mas uma porta-voz respondeu não ter “qualquer comentário a fazer”.

Natural da ex-Jugoslávia, Ljubomir Stanisic ganhou notoriedade nacional como apresentador do programa da TVI Pesadelo na Cozinha, transmitido entre 2017 e 2020. Estreou-se na televisão há 10 anos, como autor e protagonista do programa Papa Quilómetros.

Em agosto de 2020, a estação concorrente SIC, detida pela Impresa, anunciou a contratação de Ljubomir Stanisic. A notícia surgiu em plena guerra de audiências com a SIC e poucas semanas depois de a TVI ter recontratado à Impresa a apresentadora Cristina Ferreira, que é agora também administradora e acionista da Media Capital. A SIC acabou por exigir a Cristina Ferreira uma indemnização de 20 milhões de euros.

Nessa altura, o chefe Ljubomir Stanisic agradeceu à TVI a “oportunidade”, mas a saída não foi bem recebida em Queluz de Baixo. A Media Capital mostrou-se surpreendida com a decisão, considerando que Ljubomir Stanisic “tinha um contrato de trabalho em vigor até ao final do ano, ao qual acrescia um valor dedicado pela produção dos seus programas”.

“Tendo o chefe rescindido de forma unilateral, reserva-se agora a TVI o direito de ativar mecanismos legais que a salvaguardem, bem como aos anunciantes com quem havia compromissos assumidos”, confirmou a Media Capital naquela altura.

Esta terça-feira, a Meios e Publicidade noticiou que a ação da TVI está relacionada com a saída do apresentador para a concorrência e nota que o processo surge um dia depois de ter terminado o programa Hell’s Kitchen da SIC, que terá sido um sucesso de audiências.

Entre o final de novembro e início de dezembro do ano passado, Ljubomir Stanisic protagonizou uma mediática greve de fome em frente à Assembleia da República. O então designado “Movimento Sobreviver A Pão e Água” reclamava mais apoios para o setor da restauração no contexto da pandemia.

A Questão de Palavras Lda. tem como gerente a esposa de Ljubomir Stanisic, Mónica Franco.

(Notícia atualizada pela última vez as 17h01)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

TVI exige indemnização de 1,2 milhões de euros ao chefe Ljubomir

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião