Fitch revê perspetiva do Santander Totta de negativa para estável

  • Lusa
  • 11 Junho 2021

A classificação de longo prazo do Totta está abaixo das do Santander pois ainda que as atividades do grupo em Portugal sejam "estrategicamente importantes" não são tanto como as espanholas.

A agência de notação Fitch reviu o outlook (perspetiva) do Santander Totta de negativo para estável depois de ter tomado uma decisão semelhante quando ao grupo espanhol, segundo um comunicado.

“A Fitch Ratings reviu o outlook do Santander Totta SGPS S.A. e do Banco Santander Totta S.A. de negativo para estável, afirmando ainda os ratings de emissor a longo prazo do banco em BBB+”, adiantou a agência, na mesma nota.

Esta revisão reflete uma ação semelhante tomada pela Fitch em relação ao Banco Santander S.A., tendo em conta os ratings de emissor a longo prazo do Totta “têm por base o apoio institucional do Santander”. No comunicado, a Fitch recorda que caso haja necessidade, há uma “elevada probabilidade” de apoio do banco espanhol ao Totta, o que acaba por levar a uma melhoria na perspetiva.

Ainda assim, a classificação das emissões a longo prazo do Totta está abaixo das do Santander, o que, de acordo com a Fitch “reflete que, ainda que as atividades do grupo em Portugal sejam estrategicamente importantes, não são tanto como as operações core espanholas”.

“O Santander tem uma forte capacidade de dar apoio se necessário, tendo em conta que o tamanho modesto do Totta muito dificilmente representará um constrangimento”, considera a agência.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fitch revê perspetiva do Santander Totta de negativa para estável

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião