Fatura da luz vai ficar mais cara no regulado. Veja as simulações

Para os consumidores que ainda têm tarifa regulada, o impacto na fatura mensal será entre 1,05 e quase 3 euros. Quem está no mercado liberalizado não verá a conta da luz afetada.

Perante os aumentos dos preços grossistas de energia no Mercado Ibérico de Eletricidade (Mibel), a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) avançou com uma atualização do preço da tarifa de Energia do mercado regulado, no valor de cinco euros por cada MWh.

Esta medida terá um impacto de cerca de 1,05 euros na fatura média mensal para a maioria das pessoas que ainda permanecem com tarifas reguladas e têm uma potência contratada de 3,45 kVA. No entanto, para quem consome mais e opta por uma potência contratada de 6,9 kVA aumento na conta da luz poderá ficar próximo dos três euros.

Esta nova tarifa de energia vai produzir efeitos já no próximo mês, a partir de 1 de julho de 2021. Abrange os consumidores no mercado regulado, o que corresponde a cerca de 5% do consumo total e de 954 mil clientes, em fevereiro de 2021, segundo adianta o regulador, em comunicado.

Quanto aos restantes 95% do consumo de eletricidade em Portugal e aos mais de 5 milhões de consumidores que já transitaram para o mercado liberalizado, as contas da luz não vão sofrer qualquer mexida. A ERSE garante “esta alteração não condiciona o mercado livre a repercutir a mesma atualização de preços, já que cada comercializador segue a sua própria estratégia de aprovisionamento de eletricidade e procura oferecer as melhores condições comerciais em ambiente concorrencial”.

O regulador alerta mesmo: “Mesmo após a revisão em alta das condições de preço para novos contratos de fornecimento de eletricidade, já ocorridas em muitos comercializadores desde o início do ano devido à subida dos preços no MIBEL, subsistem várias ofertas melhor posicionadas que o mercado regulado”.

A ERSE recomenda aos “consumidores que ainda estejam no mercado regulado, a procurarem potenciais poupanças na fatura de eletricidade junto dos comercializadores em mercado livre”. O regulador tem um simulador disponível para este exercício.

No entanto, a partir de julho para a maioria dos clientes domésticos do mercado regulado, um consumidor-tipo definido como um casal sem filhos e com uma potência contratada de 3,45 kVA, a atualização será de mais cerca de 1,05 euros na fatura média mensal. Isto já que, a partir do próximo mês, o que terão de desembolsar ao final do mês será 37,11 euros.

Já para um casal com dois filhos, com uma potência de 6,9 kVA e um consumo de 5.000 kWh por ano, a simulação aponta para uma variação média de 2,86 euros na fatura mensal. A conta da luz a partir de julho de 2021 vai fixar-se nos 92,60 euros, segundo a projeção do regulador.

“Tendo por base os consumidores-tipo do simulador de preços de energia da ERSE, o impacte estimado da atualização da tarifa de Energia para os consumidores do mercado regulado é de 3%, em relação aos preços em vigor, no total da fatura de eletricidade (com IVA)”, nota a ERSE. Já tendo em conta a redução de 0,6% realizada em janeiro, “com esta atualização, a variação tarifária média anual entre 2021 e 2020 será cerca de 0,9%”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fatura da luz vai ficar mais cara no regulado. Veja as simulações

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião