Esta marca foi retirada 44 milhões de vezes das prateleiras. É a mais escolhida pelos consumidores nacionais
É o nono ano consecutivo que a Mimosa reúne a preferência dos consumidores nacionais. Compal e Delta são as marcas que se seguem, segundo o estudo da Kantar.
Foi a marca de produtos de grande consumo mais retirada das prateleiras dos supermercados: 44 milhões de vezes. Uma procura que posicionou a Mimosa como a marca mais escolhida pelos portugueses, segundo o estudo Brand Footprint da Kantar. Compal e Delta são as marcas que se seguem tendo entrado no cabaz de compras 17 milhões de vezes. A Caçarola foi a marca portuguesa que ganhou mais compradores o ano passado.
É o nono ano consecutivo que a Mimosa reúne a preferência dos consumidores nacionais, segundo o estudo da Kantar, que mede quantas vezes as marcas de produtos de grande consumo são compradas no ponto de venda, considerando quantos lares compraram cada marca e quantas vezes o fizeram durante um ano (CRP’s).
“O facto de em 2020 ter havido mais marcas a crescer, prova que, mesmo em contextos de crise, é possível crescer e, neste sentido, a atração de novos compradores é mais importante do que nunca”, afirma Marta Santos, manufacturers sector director, citada em nota de imprensa. O “impulso no Online, Inovação, Promoção, Ponto de venda e Comunicação são fundamentais para o crescimento das marcas”, reforça.
Compal e Delta são a segunda e terceira marcas mais procuradas, sendo o TOP 10 das marcas também composto pela Terra Nostra (4.º lugar), a Gresso (5.º) e Nobre (6.º). Renova, Agros, Milaneza e Coca-Cola ocupam as restantes posições do TOP 10. A Coca-Cola regressa ao ranking das dez mais procuradas.
TOP 25 estável
No TOP 25 das marcas em Portugal tem sido consistente ao longo dos anos: 17 das 25 estão neste ranking nos últimos cinco anos. Apenas a Pescanova e a Super Bock deram o salto para o ranking das 25 na edição deste ano do estudo.
Apesar de algumas movimentações neste ranking, o TOP 25 de marcas em Portugal tem sido fortemente consistente e 17 das marcas do top 25 marcaram presença nos últimos cinco anos. Em Portugal, há apenas duas novas entradas no TOP 25 no último ano, as marcas Pescanova (21.ª posição) e Super Bock (22.º lugar).
Em ano de pandemia — e de corrida aos super — quatro marcas tiveram um “forte crescimento, pelas estratégias que desenvolveram em 2020”: Nacional, Pescanova, Super Bock e Nova Açores, destaca o estudo.
“A Nacional, que ocupa o 16.º lugar do ranking (subiu duas posições em relação a 2019), conseguiu, através da inovação, captar da melhor forma a tendência de mais preparação de refeições em casa e de cozinhar mais de raiz, crescendo em CRP’s e com retorno em valor. O maior número de compradores e mais presença em loja, permitiram-lhe crescer em todo o seu portefólio de produtos”, refere a Kantar.
Já a Pescanova, que subiu seis posições, para o 21.º lugar do ranking, “é o exemplo de como o ajuste promocional, com a aposta nos formatos familiares levou a um crescimento efetivo de CRP’s e também a um maior retorno em valor para a marca”, refere.
A Super Bock, por seu turno, também regista um forte crescimento — subiu 11 posições em relação a 2019, para o 22.º lugar — pois, “apesar das quebras do consumo fora de casa, conseguiu captar os espaços de consumo que a pandemia e o mais tempo em casa trouxeram”, aponta a Kantar. Resultado? “Cresceu acima da média das categorias de bebidas, chegando a mais compradores dentro de casa.”
A marca Nova Açores, que ocupa a 38.ª posição (subiu seis degraus em relação a 2019) teve “um dos maiores crescimentos em CRP’s”. O ano passado “ganhou compradores, fruto de uma estratégia integrada, em que a inovação e a comunicação da “pastagem 365 dias em pasto verde”, associadas a um benefício específico como 0% de lactose, resultaram da melhor forma no aproveitamento de algumas tendências de consumo da atualidade”.
Quem mais ganhou
A Caçarola foi a que mais cresceu entre as 50 marcas mais escolhidas em Portugal em CPR’s (+36%), sendo também a “marca portuguesa que mais compradores ganhou em 2020, que lhe permitiu subir 18 posições no ranking, situando-se agora na 41.ª posição”.
Marcas como Bimbo, Coca-Cola, Super Bock, Milka, Nova Açores, Gallo, Margão, Fula, Nacional, Olá, Delta, Vaqueiro, Oliveira da Serra e Águas de Penacova cresceram em CRP’s entre 23% e 8%.
Apesar de a maior parte das marcas presentes no TOP 50 serem de alimentação e bebidas, existem também marcas de higiene e beleza e de cuidado do lar: “Colgate, a Nivea e a Dodot são as únicas marcas de higiene e beleza presentes no Top 50 e as mais escolhidas em Portugal neste setor, estando na 14.ª, 17.ª e 50.ª posições, respetivamente.”
No cuidado do lar, Renova (7.ª posição), Fairy (31.ª), Cif (33.ª), Sonasol (37.ª) e Comfort (46.ª) são as mais procuradas, sendo também as únicas marcas de cuidado do lar presentes no Top 50.
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Esta marca foi retirada 44 milhões de vezes das prateleiras. É a mais escolhida pelos consumidores nacionais
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