EUA preparam novas sanções contra a Rússia por envenenamento de Navalny

  • Lusa
  • 20 Junho 2021

Os EUA preparam novas sanções contra a Rússia sob a acusação de tentativa de envenenamento do líder da oposição russa, Alexei Navalny, anunciou o conselheiro de segurança nacional.

Os Estados Unidos da América estão a preparar novas sanções contra a Rússia sob a acusação de tentativa de envenenamento do líder da oposição russa, Alexei Navalny, anunciou o conselheiro de segurança nacional do presidente Joe Biden.

“Estamos a preparar outro conjunto de sanções a aplicar nesta situação”, adiantou Jake Sullivan à estação televisiva norte-americana CNN, quatro dias após uma cimeira em Genebra (Suíça) entre o presidente norte-americano e o seu homólogo russo, Vladimir Putin.

No encontro em solo helvético, Joe Biden garantiu ter transmitido a Putin que as consequências serão “devastadoras” para a Rússia, se Alexei Navalny, atualmente detido, vier a morrer.

O presidente norte-americano enfatizou também na conferência de imprensa após essa cimeira que os EUA irão continuar a relevar os casos dos “direitos humanos fundamentais”, como o do opositor russo.

Navalny, o inimigo político mais contestatário a Putin, foi preso em janeiro ao regressar da Alemanha, onde passou cinco meses em recuperação na sequência de um envenenamento por um agente nervoso que atribui ao Kremlin, acusação que as autoridades russas rejeitam.

Em fevereiro, Navalny foi condenado a dois anos e meio de prisão por violar os termos da sentença suspensa de uma condenação por peculato de 2014, que negou e garantiu ter apenas uma motivação política.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EUA preparam novas sanções contra a Rússia por envenenamento de Navalny

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião