PIB e consumo individual per capita em Portugal abaixo da média da UE em 2020

Portugal encontra-se entre os 18 Estados-membros que registaram um consumo individual real per capita abaixo da média comunitária, em 2020.

O consumo individual real em Portugal, um indicador do bem estar das famílias apurado através das estimativas preliminares sobre paridades de poder de compra para 2020, ficou 15% abaixo da média da União Europeia (UE), em 2020. A mesma tendência verificou-se no Produto Interno Bruto (PIB) per capita, com o país 23% abaixo da média comunitária.

O indicador que mede o consumo individual real (AIC, na sigla em inglês) oscilou entre 61% a 131% da média da UE, segundo mostram os dados divulgados esta segunda-feira pelo Eurostat. Nove Estados-membros registaram um AIC per capita acima da média comunitária, sendo que o nível mais alto foi no Luxemburgo, (31% acima da média).

Seguiu-se a Alemanha (23% acima) e Dinamarca (21% acima). Já nos Países Baixos, Áustria, Finlândia, Bélgica, Suécia e França os níveis situaram-se entre 5% e 20% acima da média da UE. Por outro lado, o AIC ficou até 25% abaixo da média em treze Estados-membros, enquanto em cinco os níveis eram mesmo 25% ou mais abaixo da média.

Os países que ficam no fundo da tabela neste indicador são a Eslováquia, Letónia, Hungria e Croácia, que se situam entre 25% e 35% abaixo, enquanto a Bulgária teve um AIC per capita 39% inferior à média.

Quanto ao PIB per capita, este variou entre 55% da média da UE na Bulgária e 266% no Luxemburgo. O gabinete de estatísticas nota, ainda assim, que o o alto PIB per capita em Luxemburgo “se deve em parte à grande proporção do país de trabalhadores transfronteiriços no emprego total. Embora contribuam para o PIB, esses trabalhadores não são considerados como parte da população residente, que é usada para calcular o PIB per capita”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PIB e consumo individual per capita em Portugal abaixo da média da UE em 2020

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião