Especialistas alertam para repetição da tragédia de Pedrógão Grande noutras zonas do país

  • ECO
  • 21 Junho 2021

Há quatro anos o país chocou-se com a brutalidade da tragédia dos incêndios de Pedrógão Grande. Os especialistas avisam que a história poderá repetir-se.

Os especialistas José Bento Gonçalves e Joaquim Sande Silva alertaram para a probabilidade de se repetir a tragédia de Pedrógão Grande noutras zonas do país já este ano ou no futuro próximo. “Se não atuarmos rapidamente, tentando recuperar destes últimos quatro anos, 2017 poderá repetir-se em vários locais deste país“, avisou José Bento Gonçalves, professor e investigador na Universidade do Minho e presidente da Associação Portuguesa de Geógrafos.

Citado pelo Diário de Notícias (acesso pago), o professor confessou num webinar para marcar os quatro anos do incêndio: “Conhecendo o histórico dos incêndios em Portugal, às vezes pergunto-me se não aprendemos porque não queremos aprender, ou, por outro lado, se não queremos atuar”. O especialista deixa duas prioridades para o país lidar melhor com este problema: “ordenar o território e a floresta, para ter paisagem mais resiliente, e para evitar catástrofes tem de se apostar muito rapidamente na educação e autoproteção“.

Já Joaquim Sande Silva alertou que existe “uma grande dose de negligência, por exemplo a quantidade de pessoas que continua a utilizar o fogo como se fosse uma coisa inócua. A necessidade entranhada de ver tudo limpo, queimando”. E deixou um elogio às empresas pela forma como gerem a área florestal: “Quem nos dera a nós que toda a área florestal em Portugal fosse gerida como é a parte das empresas de celulose“, disse.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Especialistas alertam para repetição da tragédia de Pedrógão Grande noutras zonas do país

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião