Itália vai abolir uso de máscara obrigatório na rua a partir de 28 de junho

Itália vai abolir o uso obrigatório de máscara em espaços ao ar livre, a partir de 28 de junho, anunciou na segunda- feira, o ministro da Saúde italiano, Roberto Speranza.

Depois de Espanha, também em Itália vai deixar de ser obrigatório o uso de máscara na rua. A medida entra em vigor na próxima semana, a 28 de junho, e foi anunciada pelo ministro da Saúde italiano, Roberto Speranza.

“A partir de 28 de junho acabamos com a obrigação de usar máscaras ao ar livre”, anunciou o ministro da Saúde italiano, Roberto Speranza, numa publicação através da rede social Facebook.

Esta medida aplica-se às regiões italianas classificadas como “zona branca”, onde a transmissão da Covid-19 é mais baixa. Neste momento, das 20 regiões italianas, 19 já são consideradas “zonas brancas” ficando apenas excluída Vale de Aosta, no Norte. Não obstante, os especialistas esperam que todas regiões sejam consideradas “zonas brancas”, já a partir da próxima segunda-feira, 28 de junho, altura em que a medida entrará em vigor, segundo a Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês).

A decisão surgiu depois de o Comité Técnico Científico (CTS), que gere a pandemia no país, ter dito que a máscara pode deixar de ser necessária numa “zona branca”, desde que esteja sempre ao alcance em caso de haver algum risco associado, como em ajuntamentos.

Com o aumento do ritmo de vacinação, há alguns países a abolirem o uso obrigatório de máscara em espaços ao ar livre, como Espanha e França, embora a disseminação da variante Delta (estirpe associada à Índia), — que se estima que seja 60% mais contagiosa do que a variante Alpha (estirpe associada ao Reino Unido) — esteja a preocupar as autoridades europeias. Em Portugal, a obrigatoriedade de máscara na rua foi prolongada até, pelo menos, meados de setembro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Itália vai abolir uso de máscara obrigatório na rua a partir de 28 de junho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião