Hoje nas notícias: pensões, deputados e automóveis

  • ECO
  • 23 Junho 2021

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Já dez mil portugueses pediram a “pensão na hora”, mas apenas 1.400 requerimentos foram aprovados, até agora. No Parlamento, será votada uma proposta que impede os deputados de dirigir clubes desportivos, uma iniciativa do PSD que deverá receber “luz verde” dos deputados. Nos jornais desta quarta-feira é ainda revelado que 1,2 milhões de carros em circulação têm mais de 20 anos. Veja estas e outras notícias que marcam as manchetes nacionais.

Dez mil portugueses pediram “pensão na hora”

O Jornal de Notícias avança que dez mil portugueses já pediram a reforma que é aprovada em 24 horas. Porém, a Segurança Social apenas deu “luz verde” a 1.400 desses requerimentos de pensões devido a falhas no cumprimento dos critérios. Esta nova funcionalidade está disponível através de um formulário na Segurança Social Direta e tem como objetivo acelerar a atribuição de pensões, um processo que tem estado atrasado.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago).

Deputados vão ficar proibidos de dirigir clubes

O Parlamento deverá aprovar uma proposta do PSD que proíbe os deputados de integrar órgãos executivos de clubes e federações desportivas profissionais. Caso o façam, podem perder o mandato. A proposta vai ser votada esta quarta-feira na especialidade e deverá ter o apoio do BE, PCP, CDS e PAN, além do PSD, segundo o Correio da Manhã, e a oposição do PS. Apesar de passar a ser proibido fazerem parte dos órgãos executivos, os deputados poderão continuar nos órgãos sociais (como a assembleia geral).

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).

1,2 milhões de carros em circulação têm mais de 20 anos

Há pelo menos 1,2 milhões de carros em circulação em Portugal que foram comprados ainda com escudos, antes da introdução do euro no início do século. A pandemia travou o crescimento do parque automóvel, o que contribuiu para o aumento da idade média para os 13,2 anos. Em 2000, a idade média era de 7,2 anos. Atualmente mais de metade dos carros tem pelo menos uma década e 20% têm menos de cinco anos.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Maioria dos portugueses vê PIB a regressar ao valor pré-pandemia em dois anos

A maioria dos portugueses está mais pessimista sobre a retoma económica do que o Governo, sendo que quase dois terços acreditam que a economia nacional só vai voltar aos níveis anteriores à pandemia daqui a dois anos, segundo uma sondagem da Intercampus para o Negócios e o Correio da Manhã. Para 30,3% dos inquiridos, a recuperação só estará completa daqui a “um ou dois anos”, enquanto 3,1% espera que isso aconteça em apenas um ano.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Cinco anos depois do Brexit, maioria dos britânicos não se arrepende do voto

Passados cinco anos do referendo para a saída do Reino Unido da União Europeia, uma sondagem do iNews mostra que, entre os inquiridos com idade para votar na altura, apenas 11% sinalizam que se fosse hoje votaria de forma diferente, enquanto 82% mantém a mesma opinião. Já questionados sobre se as pessoas fizeram a escolha correta, há cinco anos, 45% dos 1.500 entrevistados pensa que o resultado foi o mais acertado, enquanto 44% pensa exatamente o contrário e 11% não sabe.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: pensões, deputados e automóveis

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião