Espanha limita renda de casas construídas com ajuda da UE a 5 euros por m2

  • ECO
  • 24 Junho 2021

Espanha pretende aumentar o parque habitacional público e cobrar rendas acessíveis aos inquilinos, abaixo do valor de mercado.

As 20.000 casas para arrendar a preços acessíveis que o Governo espanhol pretende construir ​​graças aos fundos europeus terão um preço máximo de cinco euros por metro quadrado por mês. Este preço poderá variar em função de detalhes como se a propriedade tem arrecadação ou estacionamento, avança o Cinco Días. Em causa está um investimento de 6,8 mil milhões de euros por parte do Estado ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência.

Assim, casas entre 76 e 90 metros quadrados deverão ser oferecidas a valores entre 380 e 450 euros por mês, um preço significativamente inferior ao do mercado. O valor ficará inalterado durante os dois primeiros anos, mas depois poderá acompanhar a evolução da taxa de inflação em Espanha, atualizando anualmente. A construção dos apartamentos já será pensada para que os edifícios sejam mais sustentáveis.

Outra das regras é que as casas terão de ser arrendadas a preços acessíveis durante pelo menos 50 anos. O objetivo é aumentar o parque habitacional público de Espanha (atualmente nos 2,5% do total) para que o país se aproxime de outros países europeus onde o papel do Estado no mercado imobiliário é bastante superior. A meta será alcançada através de construção de novos edifícios em terrenos municipais e da reabilitação e readaptação de edifícios públicos que atualmente têm outros propósitos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Espanha limita renda de casas construídas com ajuda da UE a 5 euros por m2

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião