Esta ferramenta online mede a pegada ecológica das empresas. E é grátis

  • Capital Verde
  • 25 Junho 2021

As empresas podem calcular a sua pegada de carbono e, para isso, apenas precisam de preencher no questionário os valores relacionados aos seus consumos de energia, água e resíduos.

O NEST – Centro de Inovação do Turismo lançou a ferramenta T+ que avalia os níveis de sustentabilidade em pequenas e médias empresas da indústria do turismo através de um inquérito online. O uso da T+ é completamente gratuito.

As pequenas e médias empresas de turismo vão assim poder saber o quão amigas do ambiente estão a ser depois de usarem esta ferramenta T+, que implica responder a um questionário desenvolvido pelo NEST, em parceria com a PwC e com o apoio do Turismo de Portugal.

O inquérito está disponível no site do NEST e adaptado a três segmentos de atividade de turismo, nomeadamente ao alojamento (hotelaria, alojamento local e parques de campismo), agências de viagens e agentes de animação turística.

Com esta ferramenta, as empresas vão poder calcular a sua pegada de carbono e, para isso, apenas precisam de preencher no questionário os valores relacionados aos seus consumos de energia, água e resíduos. No final, vão receber o resultado da sua pegada e, ainda, algumas sugestões para a conseguirem reduzir.

A T+ está dividida em oito pilares – gestão e comunicação, cadeia de valor, energia, água, resíduos, biodiversidade, comunidade e inclusão, cultura e património. Em cada pilar são feitas questões que pretendem avaliar qualitativa e quantitativamente o desempenho das empresas a nível ambiental, social e cultural.

O objetivo desta iniciativa é dar às pequenas e médias empresas da área do turismo algumas estratégias para trazer mais eficiência na utilização de recursos e, ainda, oportunidades de redução de custos.

“Queremos dar a estas pequenas e médias empresas, que compõem grande parte do setor, a possibilidade de avaliarem a sua pegada de carbono e agirem de forma a melhorarem a sua sustentabilidade ambiental. Acreditamos que este é um passo essencial, que dá acesso a uma ferramenta de gestão sem encargos financeiros”, concluiu Roberto Antunes, diretor executivo do NEST.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Esta ferramenta online mede a pegada ecológica das empresas. E é grátis

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião