Galp e BCP penalizam Lisboa, mas EDP Renováveis ampara o PSI-20

A Galp Energia e o BCP penalizaram significativamente o índice nacional, mas a subida expressiva da EDP Renováveis serviu de contrapeso. Índice fechou com perda marginal.

A queda dos preços do petróleo nos mercados internacionais tramou as ações da Galp Energia esta segunda-feira, acabando por arrastar a bolsa de Lisboa para terreno negativo num dia de perdas na Europa. Ainda assim, o recuo marginal de 0,01% do PSI-20 foi significativamente inferior à queda de 0,6% do Stoxx 600.

O preço do Brent, referência para as importações nacionais de petróleo, recua 1,37%, para 74,35 dólares, o que penalizou a petrolífera Galp Energia. A empresa perdeu 2,38% em bolsa, para 9,37 euros por ação, o pior desempenho desta sessão. Não foi a única cotada a pressionar: o BCP caiu 1,80%, para 14,19 cêntimos cada título.

Em sentido inverso, a EDP Renováveis valorizou 2,47%, para 19,09 euros, o que amparou a bolsa de Lisboa. Também o fez a casa-mãe EDP, ao registar uma subida de 0,93%, para 4,539 euros. Feitas as contas, o PSI-20 fechou a cotar nos 5.086,75 pontos, praticamente inalterado face a sexta-feira.

Entre as restantes praças europeias, as perdas também foram superiores às da bolsa nacional. O francês CAC-40 cedeu 1%, o espanhol IBEX-35 caiu 1,6% e o alemão DAX recuou 0,9%. Do outro lado do Atlântico, o S&P 500 cai 0,06%, o Dow Jones soma 0,69% e o Nasdaq avança 0,95%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galp e BCP penalizam Lisboa, mas EDP Renováveis ampara o PSI-20

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião