Armando Nieto (Divina Seguros): Entrar em Portugal é um processo natural

  • António Ferreira
  • 29 Junho 2021

O arranque da atividade em Portugal será no ramo automóvel, mas a Divina é especialista em seguros pessoais. “É o melhor que sabemos fazer,” afirma o presidente da seguradora.

“Na Divina Seguros sempre olhámos com interesse o mercado português”, diz Armando Nieto, presidente da seguradora.

Licenciado em Física e Economia, a que mais tarde juntou Ciências Atuariais e Finanças, Armando Nieto Ranero é presidente da Divina Seguros e confirma que a mútua prepara entrada em Portugal. Na conversa breve com ECO Seguros, também couberam memórias de infância, dos verões passados em Cortegaça, Ovar.

A seguradora estará no mercado português antes de final do ano: “É o horizonte que estamos a considerar” para a entrada em Portugal. Por “prudência,” que considera ser característica da entidade que representa, “só damos um passo depois do anterior estar bem firme,” disse antes de explicar como Portugal se tornou mercado alvo: “Na Divina Seguros sempre olhámos com interesse o mercado português”.

Justifica que “proximidade e desenvolvimento” do mercado português “fazem com que, no contexto do mercado comum europeu, esse seja um passo quase obrigatório para nós. Pensamos que, neste tempo que vivemos, as economias ibéricas devem complementar-se.”

Desde o ano 2000, a crescimento da Divina Pastora beneficiou de aquisições (e processos de absorção de outras entidades), ascendendo à liderança entre mútuas espanholas de proteção social e alargando o leque da sua carteira de seguros. A compra da Asegrup (sediada na Galiza), em 2019, sinalizou a aposta no canal de corretores e a incursão nos ramos de transportes, mercadorias e responsabilidade civil. No ano seguinte, a Divina estreou-se no seguro automóvel, indica informação institucional no site da seguradora.

A integração da empresa galega, enquanto companhia de seguros gerais, poderia ser o elo facilitador de uma entrada pelo norte de Portugal. Face à hipótese, o presidente da Divina Seguros articula: “Asegrup deu-nos a possibilidade de oferecer aos nossos clientes seguros de automóveis e, com eles, pudemos completar o catálogo de produtos,” em matéria das necessidades que podem surgir em cada unidade familiar. “Dá-se a circunstância de que os produtos com que arrancaremos em Portugal são do ramo auto. Mas, a entrada em Portugal é mais um processo natural do que estratégico.”

Quanto a saber-se que outros ramos poderão interessar à entidade valenciana, “O arranque será no ramo Auto, e como gostamos de dar um passo de cada vez, é cedo para definir os seguintes. Em todo o caso, a nossa entidade é especialista em seguros pessoais. É o melhor que sabemos fazer,” declara.

Sobre o que já está desenhado para a projetada operação em Portugal, a opção é regime LPS (livre prestação de serviços) e os trâmites estão entregues à coordenação entre os organismos reguladores de seguros nos dois lados da fronteira, referiu.

Em fecho de conversa, quando solicitado a comentar noticiada ligação familiar a Portugal, Armando partilha memórias: “Sim, efetivamente. De facto, metade dos verões da minha infância era passada em Cortegaça.”

Nascida há 63 anos e regulamentada em Espanha como mutualidade de proteção e previdência social (Mutualidad General de Previsión del Hogar Divina Pastora Seguros, Mutualidad de Previsión Social a Prima Fija), a entidade com sede social em Valencia passou a operar sob a marca Divina Seguros, desde quando completou meio século de história. Enquanto seguradora posiciona-se entre as maiores mútuas de Espanha (por número de apólices e segurados), distingue-se nos seguros pessoais e proteção das famílias. Atualmente, opera oferta que abrange os ramos Vida e Saúde, além de Habitação; Automóvel; Seguro jurídico, Multirrisco de lojas e negócios, também é especialista em seguro desportivo.

Informação no site Divina Seguros relativa às contas de 2020, apresentadas em março, indicam volume de negócio agregado de 253 milhões de euros, dos quais 247 milhões correspondem a prémios de seguros. O ativo sob gestão rondava 1,94 mil milhões de euros no fecho do ano e apresenta rácio de solvência com capital calculado em quatro vezes o requisito mínimo (Solvência II). Atualmente, a Divina Seguros opera 70 agências em Espanha e gere mais de meio milhão de clientes.

Apostada na inovação e comprometida com valores ESG, a Divina tem no ADN o envolvimento com a comunidade. Patrocina a federação espanhola de ginástica e, através de protocolo renovado para mais três épocas, é seguradora oficial da associação espanhola de clubes de basquetebol (ACB). A pegada internacional da Divina Seguros passa pela Argentina, onde se instalou em 2015 no ramo Vida e, já em 2021, também iniciou atividade no Chile.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Armando Nieto (Divina Seguros): Entrar em Portugal é um processo natural

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião