GreenVolt vende ações entre 4,25 e 5 euros. Estreia-se em bolsa dia 13

Altri arranca com a venda dos títulos da empresa liderada por Manso Neto. Prazo da oferta decorre até dia 8, podendo a estreia da GreenVolt no mercado português acontecer no dia 13 de julho.

A GreenVolt decidiu avançar com a Oferta Pública Inicial (IPO, na sigla inglesa) rumo à bolsa. Agora, está à procura de investidores, apenas institucionais, para comprarem as suas ações que serão vendidas por até cinco euros, cada uma. Conta atrair até 150 milhões de euros em dinheiro novo para financiar o seu crescimento no negócio das renováveis durante a próxima semana, estando prevista a estreia na praça nacional no dia 13 de julho.

“O intervalo de preços indicativo para o IPO foi definido entre os 4,25 e os 5,00 euros por ação“, refere a empresa liderada por Manso Neto no comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). É entre estes dois valores que serão vendidos os 30,6 milhões de títulos da GreenVolt, sendo que o preço final dependerá da procura que se registar entre esta sexta-feira, 2 de julho, e a próxima quinta, 8 de julho.

A empresa de energias renováveis da Altri pretende entrar no mercado de capitais português através deste aumento de capital em dinheiro, mas também de um outro em espécie, no valor de 56 milhões de euros que será subscrito pela V-Ridium, empresa detentora de projetos de energia eólica e solar.

"Alguns investidores de referência da Altri revelaram já o grande interesse nas ações da GreenVolt.”

Manso Neto

CEO da GreenVolt

Através do aumento de capital em dinheiro, a GreenVolt pretende obter 130 milhões de euros, mas esse montante pode ascender aos 150 milhões de euros que tinha anunciado ao mercado. Para lá chegar, será precisa uma procura avultada. “Assumindo que a opção deover-allotmenté exercida na totalidade, e que a colocação das novas ações também, o valor da oferta ascenderá a 150 milhões de euros“, diz a empresa.

Há apetite dos grandes investidores

Estamos extremamente confiantes perante a receção dos investidores especializados ao nosso IPO“, diz Manso Neto no documento enviado ao mercado no dia em que arranca a recolha de intenções de subscrição de títulos. Recorde-se que a Altri conta com o BNP Paribas e o CaixaBank como Joint Global Coordinators, além do Santander e o JB Capital Markets como Joint Bookrunners, para colocar estes títulos junto dos grandes investidores.

A GreenVolt pretende captar investidores especialmente nos EUA — através de uma colocação privada –, embora a oferta esteja aberta a potenciais acionistas de todas as nacionalidades. E mesmo os atuais acionistas da Altri, empresa de onde nasceu a GreenVolt, manifestaram interesse em participar na operação.

“Alguns investidores de referência da Altri revelaram já o grande interesse nas ações da GreenVolt“, diz a empresa, apontando alguns nomes: a Promendo Investimentos, a Caderno Azul, a Actium Capital, a Livrefluxo e a 1 Thing Investments, todos eles investidores detentores de participações qualificadas a Altri.

GVOLT estreia-se dia 13

A expectativa da GreenVolt é de que haja grande interesse nos títulos da empresa, garantindo o maior encaixe possível. Esse montante será, depois, utilizado para financiar o crescimento nos próximos anos. A GreenVolt tem vindo a anunciar uma série de investimentos: este ano vai investir 300 milhões, mas o total até 2025 pode chegar a 1,8 mil milhões de euros, tanto lá fora como cá dentro. A estratégia, que não se coaduna com a distribuição de dividendos, permitirá aumentar os lucros em 40% ao ano até 2025.

Haverá, agora, uma semana para receber as ordens para os títulos, sendo depois necessário fazer o apuramento dos resultados. Se bem-sucedido o IPO, a GreenVolt já tem data para a estreia no mercado português. O ticker GVOLT poderá entrar na bolsa de Lisboa poucos dias depois do fim do prazo da oferta, a 13 de julho.

Só com a GreenVolt no mercado os pequenos investidores poderão ter acesso aos títulos, comprando-os em bolsa. Os investidores que tiverem títulos da Altri irão receber ações da nova cotada sob a forma de dividendo. “Uma vez concluído o IPO, a Altri irá distribuir aos seus acionistas ações da GreenVolt até um máximo de 5% do capital e dos direitos de voto”, refere a empresa liderada por Manso Neto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

GreenVolt vende ações entre 4,25 e 5 euros. Estreia-se em bolsa dia 13

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião