5 coisas que vão marcar o dia

  • ECO
  • 5 Julho 2021

Governo faz balanço da presidência portuguesa do Conselho da UE, o Banco de Portugal revela os novos créditos para a casa e arranca a subscrição das obrigações do Benfica.

O Governo português faz esta segunda-feira um balanço da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia que arrancou a 1 de janeiro deste ano e terminou a 30 de junho. A sessão conta com o primeiro-ministro, o ministro dos Negócios Estrangeiros e a secretária de Estado dos Assuntos Europeus. Além disso, arranca a subscrição das obrigações do Benfica.

Governo faz balanço da presidência portuguesa do Conselho da UE

Portugal esteve à frente da presidência do Conselho da União Europeia entre 1 de janeiro de 2021 e 30 de junho. Foram seis meses de conquistas, mas também de várias polémicas. Esta segunda-feira o Governo organiza uma sessão pública de apresentação do balanço da presidência portuguesa do Conselho da UE com a presença do ministro do Planeamento, Nelson de Souza, às 15h30. A sessão é presidida pelo primeiro-ministro, António Costa, com o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e a secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias.

Eurostat estima desigualdade de rendimentos durante pandemia

O Eurostat vai divulgar as estimativas provisórias sobre as desigualdades de rendimentos durante a crise pandémica, o que poderá dar pistas sobre os choques assimétricos da travagem abrupta da economia. Além disso, o gabinete de estatísticas europeu irá divulgar a taxa de poupança dos europeus durante o primeiro trimestre. Em Portugal, a taxa de poupança disparou para um máximo histórico.

Banco de Portugal revela montante dos novos créditos à habitação

O Banco de Portugal vai divulgar o montante das novas operações de crédito, nomeadamente o financiamento concedido para a compra de habitação. Os dados referem-se a maio, sendo que em abril o novo financiamento a famílias para a aquisição de imóveis voltou a ficar acima da fasquia dos mil milhões, ascendendo a 1.220 milhões de euros.

Arranca a subscrição das obrigações do Benfica

O Benfica está de volta ao mercado esta segunda-feira, com uma nova emissão de dívida junto dos pequenos investidores. O clube quer 35 milhões de euros através de obrigações destinadas ao retalho que podem começar a ser subscritas a partir deste dia, sendo que a taxa oferecida é de 4%. A subscrição arranca às 8h30 e prolonga-se até às 15h00 de 23 de julho. Os resultados deverão ser divulgados a 26 de julho.

Entrada e saída da Área Metropolitana de Lisboa volta a ser permitida

Às 6h da manhã desta segunda-feira volta a ser permitida a entrada e a saída da Área Metropolitana de Lisboa, cuja proibição (com exceções) vigora desde as 15h de sexta-feira. Este foi o terceiro fim de semana em que esta restrição foi aplicada à AML. Contudo, havia várias exceções e, além disso, a circulação era permitida mediante a apresentação do certificado digital Covid-19 (caso esteja vacinado, recuperado da Covid-19 há menos de seis meses ou tenha um teste válido).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião