Vendas a retalho sobem em maio na Zona Euro e na UE

  • Lusa
  • 6 Julho 2021

Dados do Eurostat indicam que o volume das vendas a retalho subiu consideravelmente em maio face ao período homólogo o tanto na área da moeda única, como na União Europeia.

O índice de vendas a retalho acelerou em maio na Zona Euro e na União Europeia (UE), quer na variação homóloga, quer face a abril, divulga esta terça-feira o Eurostat.

De acordo com o serviço de estatísticas europeu, o volume do comércio a retalho aumentou 9,0% na área do euro e 9,2% na UE face ao mesmo mês de 2020, e, na comparação com abril, avançou 4,6% em ambas.

O volume do comércio a retalho aumentou, face a maio de 2020, em todos os Estados-membros para os quais existem dados disponíveis – exceto na Alemanha, onde recuou 0,9%, -, tendo-se registado as maiores subidas na Bulgária (23,9%), Irlanda (22,4%) e Malta (22,0%).

Na comparação mensal, os maiores avanços no volume do comércio a retalho foram observados em França (9,9%), nos Países Baixos (9,3%) e na Estónia (8,1%), tendo sido registadas diminuições na Letónia (-3,9%), Finlândia (-3,3%) e Luxemburgo (-0,7%).

Em Portugal, as vendas a retalho aceleraram, em maio, 15,4% face ao mês homólogo e 3,9% na comparação em cadeia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vendas a retalho sobem em maio na Zona Euro e na UE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião