BCE vai anunciar nova meta de inflação e papel contra alterações climáticas

  • ECO
  • 8 Julho 2021

Banco central liderado por Christine Lagarde prepara mudanças no seu mandato: vai mudar meta da inflação e também irá definir o seu papel contra as alterações climáticas.

O Banco Central Europeu (BCE) vai anunciar esta quinta-feira as conclusões do processo de revisão da sua estratégia que levou a cabo nos últimos 18 meses. A instituição prepara-se para redefinir a meta de inflação e estabelecer o papel que pode desempenhar na luta contra as alterações climáticas.

Esta será primeira revisão estratégica do banco central desde 2003, sendo uma das prioridades desde que Christine Lagarde tomou posso como presidente do BCE, substituindo Mario Draghi no final de 2019.

Em causa estará a meta da inflação para a qual o BCE trabalha e toma as suas decisões, devendo deixar a fórmula atual de “abaixo, mas perto de 2%” para assumir a meta de inflação de 2%.

Sobre as alterações climáticas, parece certo que o BCE irá usar o seu braço de supervisão bancária (Autoridade Bancária Europeia) para forçar as empresas a serem mais transparentes e a divulgarem mais informação relacionadas com o clima.

Neste domínio, poderá estar em cima da mesa o aumento dos requisitos de garantias para empresas poluidoras ou o desvio das compras de ativos em torno das metas climáticas, embora estas medidas tenham gerado maior debate entre os 25 membros do Conselho de Governadores.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCE vai anunciar nova meta de inflação e papel contra alterações climáticas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião