Covid-19: Apólice gratuita em Espanha já pagou 8,4 milhões a profissionais de saúde

  • ECO Seguros
  • 8 Julho 2021

Mais de 140 famílias de profissionais de saúde falecidos em consequência da doença receberam 4,3 milhões de euros. Outros 4,1 milhões foram subsídios por internamento hospitalar.

Um fundo solidário, constituído em março de 2020 e participado por 107 companhias de seguros, assegurou uma apólice gratuita a cerca de um milhão de profissionais de saúde que lutavam contra a emergência da pandemia (covid-19) em Espanha.

O fundo, que continua ativo, já pagou 8,4 milhões de euros em compensações, tanto pelo seguro Vida como em subsídios de hospitalização a cerca de cinco mil profissionais de saúde. De acordo com dados da associação espanhola do setor segurador (Unespa), as companhias pagaram 4,3 milhões de euros às famílias de 143 profissionais falecidos em consequência da Covid-19.

O capital segurado por cada falecido ascendeu a 30 mil euros, estimando-se que as compensações terão beneficiado cerca de 500 herdeiros legais dos profissionais falecidos por causa da doença.

De acordo com os números da Unespa, outros 4,1 milhões de euros foram pagos em indemnizações a título de subsídio de hospitalização a cerca de 4 490 trabalhadores de centros de saúde e residências que passaram por internamento hospitalar após serem contaminados pelo novo coronavírus. A cobertura de seguro destinada a pessoal dos centros de saúde e residências cessou a 31 de março de 2021, mas as pessoas (e herdeiros de falecidos) que cumpram as condições da apólice continuam a ter direito às prestações.

Este subsídio foi estabelecido em 100 euros diários no caso de internamento por tempo superior a 3 dias e por um máximo de duas semanas. Em resultado, os pagamentos oscilaram entre 400 e 1 400 euros, calculando-se que as indemnizações pagas rondaram 913 euros por internamentos com duração média de nove dias.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Covid-19: Apólice gratuita em Espanha já pagou 8,4 milhões a profissionais de saúde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião