ERSE aplica coimas de 1,6 milhões no primeiro semestre de 2021

As coimas resultaram de interrupções do fornecimento de energia, comunicação de leituras, não disponibilização do livro de reclamações e práticas comercias desleais.

A ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos anunciou esta segunda-feira a decisão, até ao final do primeiro semestre de 2021, de aplicar coimas que ascendem a 1,6 milhões de euros.

Estes processos de contraordenação resultaram de interrupções do fornecimento de energia, faturação e não submissão atempada dos contratos, comunicação de leituras, não disponibilização do livro de reclamações e práticas comerciais desleais.

Dos 1,6 milhões de euros de coimas a ERSE só recebeu efetivamente efetivamente 835.300 euros. “Dois processos foram decididos em procedimento de transação, o que implica a redução da coima para metade por as empresas visadas terem assumido as infrações, abdicado de litigância judicial e aceitado compensar os clientes lesados”, explicou o regulador, em comunicado.

Do lado dos consumidores, foram compensados em 132 no montante total de 9.935 euros. Os valores atribuídos oscilaram entre 20 euros e 1.000 euros por cliente. “A ERSE conseguiu, desde 2015, que, por via sancionatória, as empresas visadas compensassem
709 consumidores, num valor total de 63.140 euros”, refere o mesmo comunicado.

O regulador deu conta que, de janeiro a junho de 2021, foram decididos 20 processos contraordenacionais, que resultaram em oito condenações, 10 arquivamentos e dois processos remetidos para outras entidades públicas, por a infração não ser abrangida pelo Regime Sancionatório do Setor Energético (RSSE).

Foram recebidas 73 denúncias, detetadas pela ERSE 96 situações suscetíveis de configurarem ilícitos e recebidas oito participações de entidades públicas (Entidade
Nacional para o Setor Energético E.P., Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) e Autoridade Regional das Atividades Económicas da Região Autónoma da Madeira).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

ERSE aplica coimas de 1,6 milhões no primeiro semestre de 2021

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião