AIG vende capital e negócios ao Blackstone Group por 7,3 mil milhões

  • ECO Seguros
  • 15 Julho 2021

Junto com negócios e uma participação no capital social da subsidiária Vida e pensões, a AIG transfere para a companhia de investimentos volumosa carteira de imóveis residenciais.

A AIG (American International Group), a mais valiosa entre as seguradoras mistas (Vida e não Vida) cotadas em Nova Iorque até ao colapso financeiro global de 2008, assinou um acordo estratégico com o Blackstone Group, que compra parte importante do negócio Vida e reforma e respetiva carteira de investimento, uma área de negócio de que AIG já planeava separar-se.

 

Ambas nova-iorquinas, as instituições acordaram que a Blackstone pagará 2,2 mil milhões de dólares, em dinheiro, por 9,9% do capital da AIG Life & Retirement (negócio de seguros Vida e pensões), desembolsando mais 5,1 mil milhões, pagos igualmente em cash, para que determinada carteira de imóveis de habitação acessível (Affordable Housing portfolio), localizada nos EUA, seja transferida para a Blackstone Real Estate Income Trust Inc (BREIT), até final do ano.

O anúncio é “um marco importante,” uma vez que este acordo estratégico com a Blackstone proporciona à AIG “oportunidades adicionais de crescimento (…), à medida que continuamos a trabalhar para separar a Life & Retirement” disse Peter Zaffino, presidente e CEO da AIG. Quanto à carteira de ativos imobiliários, que a AIG geria há mais de 30 anos, embora se trate de “investimentos atrativos, já não são fundamentais para a estratégia de investimentos da AIG no longo prazo”, complementou.

Como parte do acordo, que serve objetivos da sociedade de investimento para crescer nos seguros (indústria menos sujeita a fatores de volatilidade do que o mercado bolsista), as partes entenderam-se sobre “relacionamento estratégico de longo prazo” na atividade gestão de ativos, área em que a Blackstone goza de reconhecida experiência.

Logo, a private equity toma responsabilidade inicial por 50 mil milhões de dólares de investimentos da unidade Life & Retirement, cerca de um quarto do total da carteira da cedente, ficando já estabelecido que o montante a transferir para a gestão da sociedade de capital privado aumente até 92,5 mil milhões de dólares nos próximos seis anos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

AIG vende capital e negócios ao Blackstone Group por 7,3 mil milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião