Desconfinamento quase duplica casamentos. Mas estão aquém do pré-pandemia

  • Carolina Bento
  • 16 Julho 2021

Em maio de 2021, realizaram-se 2.602 casamentos, mais 88,4% face ao período homólogo de 2020. Ainda assim, estes números não chegam a igualar os que se registaram em maio de 2019.

Com a Covid-19, menos portugueses quiseram dar o nó. Mas, aos poucos, os casamentos começam a voltar. Em maio, mês em que as medidas para controlar a pandemia se tornaram menos restritivas, o número de bodas quase duplicou face ao mês anterior, mas também face ao mesmo mês do ano passado. Contudo, ainda faltam muitas festas para se regressar aos níveis anteriores aos da chegada do novo coronavírus a Portugal.

Em maio de 2021, celebraram-se 2.602 casamentos, correspondendo a um crescimento de 88,4% face a abril, mostram os dados estatísticos divulgados esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Este número representa também uma recuperação face ao mesmo mês, em 2020, quando foram celebrados apenas 745 casamentos, segundo dados do INE. Contudo, o aumento, ainda que significativo, mantém o total de bodas longe dos níveis alcançados antes da pandemia. Em maio de 2019, houve 3.081 casamentos.

Abril e maio foram meses de recuperação no total de bodas, isto depois de no primeiro trimestre de 2021, fruto das medidas de confinamento que estavam em vigor, terem sido celebrados apenas 1.431 casamentos, quase metade dos que foram celebrados no mesmo período, em 2020, ainda antes da pandemia de Covid-19 ter atingido Portugal. Celebraram-se menos 2.524 matrimónios do que no primeiro trimestre do ano passado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Desconfinamento quase duplica casamentos. Mas estão aquém do pré-pandemia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião