Portugal vai receber 295 mil vacinas da Janssen no fim de semana

O líder da "task force" que coordena o plano de vacinação revelou que o reforço da vacinação vai ter a ajuda de mais 295 mil doses da vacina da Janssen, que chegam a Portugal este fim de semana.

Portugal vai receber 295 mil doses da vacina da Janssen este fim de semana. A informação foi revelada esta sexta-feira pelo líder da task force que coordena o plano de vacinação contra a Covid-19, o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, em declarações transmitidas pela RTP3 a partir de Alcabideche.

Além disso, a chegada destas vacinas dá-se depois de uma semana em que o Infarmed teve de suspender um lote de vacinas da Janssen, depois de vários casos de desmaios em Mafra. Mas os testes realizados ao lote vieram a comprovar “a conformidade de todos os lotes que se encontram no circuito de distribuição” com os critérios de qualidade, pelo que o Infarmed levantou a suspensão ao final do dia de quinta-feira.

Questionado pelos jornalistas sobre quantas vacinas da Janssen estavam por administrar, o militar referiu que esta semana o país tinha “cerca de 150 mil vacinas [da Janssen] para serem inoculadas” — e, quando se deu a suspensão, “cerca de 60 mil já [tinham sido] inoculadas”. Ou seja, faltavam ainda 90 mil.

Com a suspensão, as pessoas do sexo masculino — os homens de todas as idades podem levar a vacina da Janssen, enquanto só as mulheres acima dos 50 anos de idade podem receber este fármaco — tiveram de levar outras vacinas, ficando mais doses desta farmacêutica por utilizar. Todo o processo de suspensão afetou o ritmo de vacinação, mas Gouveia e Melo disse que teve de respeitar a decisão do Infarmed por uma questão de segurança. Agora o objetivo é recuperar e avançar na vacinação.

E Portugal vai receber uma ajuda para o efeito. “Vamos receber um esforço de 295 mil vacinas da Janssen no fim de semana e por isso vamos fazer casa aberta para esta vacina”, revelou o vice-almirante.

Esta remessa vai, então, ser afeta à modalidade “Casa Aberta”, numa altura em que o país está a empenhar todos os esforços no reforço da vacinação. As vacinas vão permitir “recuperar” o ritmo de vacinação no país.

A modalidade “Casa Aberta” para pessoas com mais de 40 anos foi retomada durante a tarde desta sexta-feira. Como só está a ser utilizada a vacina da Janssen, as mulheres até aos 50 anos não poderão ser vacinadas nesta modalidade, pois não estão autorizadas a tomar esta vacina.

(Notícia atualizada às 16h58)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal vai receber 295 mil vacinas da Janssen no fim de semana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião