Portugal já está na lista vermelha de vários países por causa da variante Delta. Veja aqui quais

Portugal tem sofrido com o aumento do número de casos de Covid-19. Forte aumento, em resultado da variante Delta, tem levado vários países a "fecharem as portas" a quem chega de viagem.

Portugal está no topo da lista dos países da União Europeia com maior incidência de Covid-19. Por isso mesmo, já está na “lista vermelha” de vários países como a Roménia, Holanda, Marrocos e República Checa. Quem viajar de Portugal para esses países tem que fazer uma quarentena obrigatória de 14 dias.

A Roménia colocou Portugal, Espanha, Países Baixos e Chipre na “lista vermelha” e vai exigir, a partir de domingo, 18 de julho, que quem viaje a partir desses países tenha vacinação completa ou cumpra 14 dias de quarentena. Segundo o Portal das Comunidades Portuguesas, ficam isentas da quarentena as pessoas vacinadas ou que passaram 10 dias da data da finalização do esquema completo de vacinação — comprovado através do Certificado Digital Covid UE ou com o documento da vacinação emitido pela unidade médica.

Para além da Roménia, também o Governo holandês decidiu retirar Portugal da lista das zonas designadas como “seguras” no âmbito da pandemia de Covid-19, desaconselhando aos seus cidadãos, vacinados ou não vacinados, a realização de viagens turísticas ao território continental português.

A Republica Checa também colocou Portugal, Chipre e as Ilhas Baleares espanholas na “lista vermelha”. Assim, as pessoas que regressam destes países devem preencher um formulário de chegada antes de entrarem no país e realizar um teste de antigénios ou PCR. À chegada, o mesmo deve ser submetido a uma quarentena e a um teste PCR ou teste rápido de antigénio.

Marrocos também impôs uma quarentena de 10 dias aos viajantes não vacinados contra a Covid-19 de Portugal, Espanha e França, a partir de 13 de julho. As autoridades marroquinas explicaram que os viajantes oriundos destes países devem apresentar teste PCR negativo feito a menos de 48 horas e, se não forem vacinados (com as duas doses), devem fazer uma quarentena de 10 dias num hotel designado pelas autoridades e pagar pela sua estadia.

França não colocou Portugal na “lista vermelha”, mas exige que todas as pessoas não vacinadas contra a Covid-19 chegadas de Portugal ou Espanha que queiram entrar no país terão de apresentar um teste com menos de 24 horas, em vez das 48 horas atuais.

Na Eslováquia, todas as pessoas não vacinadas que entram no território da República Eslovaca são consideradas de risco “extremamente elevado” num ambiente dominado pela variante Delta. Ao entrarem na Eslováquia, devem introduzir um auto isolamento obrigatório e realizar um teste RT-PCR, independentemente do país em que permaneceram nos últimos 14 dias, de acordo com site da Comissão Europeia.

Por outro lado, a Alemanha retirou Portugal da “lista vermelha”, após um esforço de Bruxelas. Com o levantamento das restrições quem estiver vacinado ou totalmente recuperado da Covid- 19, fica dispensado de fazer quarentena à chegada a território alemão. Todos os outros ficam sujeitos a cumprir 10 dias isolamento e a apresentar um teste negativo, antes da partida.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal já está na lista vermelha de vários países por causa da variante Delta. Veja aqui quais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião