CES pressiona Governo a manter relatório que controla salários

  • ECO
  • 20 Julho 2021

O CES diz estar preocupado com o "adiamento da divulgação e/ou eventual suspensão do relatório único" que as empresas são forçadas a entregar. Governo diz que vai “simplificar” a informação.

O Conselho Superior de Estatística, que junta várias entidades como o Instituto Nacional de Estatística e o Banco de Portugal, expressa “preocupação” sobre o “adiamento da divulgação e/ou eventual suspensão do relatório único (RU)”, que as empresas são forçadas a entregar e que permite verificar se os salários e a formação cumprem os requisitos legais, avança o Jornal de Negócios (acesso pago).

Em comunicado divulgado na segunda-feira, o CES aponta que este relatório é “a única fonte de dados para a produção e análise de múltiplas dimensões estatísticas de acompanhamento da evolução do mercado de trabalho”, apesar de realçar o trabalho feito pelo “Gabinete de Estratégia e Planeamento do Ministério do Trabalho (MTSSS), em articulação com o INE”.

Assim, acabar com este relatório “implica acabar com os quadros de pessoal, o que é gravíssimo porque foram criados para verificar se o número de horas e os salários são pagos de acordo com a categoria profissional”, defende Pedro Raposo, especialista em economia do trabalho, ao Negócios. Questionado pelo mesmo jornal, o MTSSS aponta que por causa a pandemia “e da dificuldade das empresas em carregarem a informação, a entrega do RU decorrerá até 30 de setembro de 2021”, mas garante o intuito não é suspender este relatório, “mas sim modernizá-lo, simplificá-lo, tornando-o mais colaborativo e inovador”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CES pressiona Governo a manter relatório que controla salários

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião