Abanca aumenta lucros em 18% no primeiro semestre para 157 milhões

  • Lusa
  • 22 Julho 2021

Lucros do banco espanhol Abanca subiram 18% para 157 milhões de euros no primeiro semestre.

O banco espanhol Abanca apresentou lucros de 157 milhões de euros no primeiro semestre de 2021, um aumento de 18% face ao período homólogo de 2020, foi esta quinta-feira divulgado.

De acordo com um comunicado da instituição financeira, “as receitas recorrentes por produtos e serviços bancários aumentaram 10,4%”, e o volume de negócios situou-se acima de 107 mil milhões de euros, um crescimento de 16,4% face aos seis primeiros meses de 2020.

“O banco enfrenta a fase de recuperação da economia com uma posição financeira fortalecida”, salienta a instituição no comunicado, com a atividade comercial já a “dar sinais de normalização”, superando os níveis da primeira metade de 2019 no crédito habitação (+30,4%) e em empresas e ENI’s [empresários em nome individual] (+2,1%).

O banco salienta ainda “o forte aumento da atividade seguradora, que duplicou no negócio dos seguros automóveis após o lançamento dos primeiros produtos da nova entidade criada em aliança com o Crédit Agricole Assurances”.

Em outros indicadores da operação do banco nos primeiros seis meses de 2021, “a margem básica cresceu 10,4% graças ao bom desempenho da margem financeira, que cresceu 11,1%, e das receitas dos serviços bancários, que cresceram 8,5%”.

“O crescimento da margem básica, somado à redução das despesas de exploração, que caíram 3,8%, permitiu aumentar a margem recorrente para 124,3 milhões de euros, quase o dobro da registada há um ano”, destaca a instituição.

Quanto ao crédito malparado, o Abanca terminou o semestre com um rácio de cobertura de 83,8% e um rácio de NPL [‘non-performing loans’, crédito malparado], de 1,9%.

No capital, o Abanca apresenta um rácio total de 17,3% e 13,2% de de capital de qualidade máxima CET1.

O banco refere também, relativamente às aquisições do Bankoa e da operação do Novo Banco em Espanha, que “o negócio de ambas as operações evolui favoravelmente e os processos de integração avançam de acordo com o calendário previsto”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Abanca aumenta lucros em 18% no primeiro semestre para 157 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião