Desastres naturais: Alemanha prepara sistema de alerta por telemóvel

  • Lusa
  • 27 Julho 2021

A medida anunciada pelo ministro do Interior visa prevenir contra catástrofes naturais, como as cheias que atingiram o país em meados de julho. O sistema, semelhante a um SMS, existe nos EUA e Japão.

A Alemanha, palco recente de inundações catastróficas, vai criar um mecanismo de envio automático de alertas por telemóvel para avisar as populações sobre um possível perigo, especialmente em caso de desastre natural, anunciou o ministro do Interior alemão.

“Nos últimos meses, a ideia nem sempre despertou o entusiasmo de todos. Mas decidi que vamos fazê-lo. Não há nenhum argumento razoável contra isso”, afirmou Horst Seehofer no parlamento alemão, cujas declarações têm como pano de fundo as cheias que atingiram o país em meados deste mês.

As autoridades e os serviços de segurança alemães foram criticados por não terem alertado, em parte, as populações em causa sobre a gravidade das inundações, apesar de o serviço meteorológico alemão e o Serviço Federal de Prevenção de Desastres terem emitido avisos que, aparentemente, não foram retransmitidos ou levados a sério.

Entre as medidas para melhorar a prevenção, o Governo alemão pretende agora autorizar o envio de alertas por telefone, mecanismo denominado Cell Broadcasting.

Semelhante a um SMS, o alerta é enviado por uma autoridade pública para o telemóvel das pessoas que se encontram em zona de risco, através do seu operador de rede. Ao contrário de uma mensagem de texto, o alerta não é endereçado a um número específico, tornando o sistema compatível com a proteção de dados privados, uma preocupação muito importante na Alemanha.

E, ao contrário do SMS, uma mensagem de difusão por telemóvel chega mesmo ao destino se a rede estiver sobrecarregada. Esta tecnologia, que requer um investimento de várias dezenas de milhões de euros, ainda é pouco utilizada na Europa, enquanto sistemas semelhantes são difundidos nos Estados Unidos e no Japão para a gestão de desastres.

Além desse sistema de alerta via telemóvel, a Alemanha também pretende restabelecer um sistema de prevenção por sirenes, depois de muitas delas terem sido desmontadas nos últimos anos por falta de manutenção.

No ano passado, as autoridades alemãs efetuaram um teste nacional de um sistema herdado da Guerra Fria, que acabou num fracasso, depois de várias delas não terem sido acionadas por razões técnicas. Na sequência, os diferentes municípios acabaram por removê-los, considerando-os desnecessários.

As chuvas torrenciais que atingiram o oeste do país a 14 e 15 deste mês, causando uma repentina elevação do nível das águas, principalmente nas regiões de Bona e de Colónia, provocaram a morte de 180 pessoas na Alemanha, principalmente no estado da Renânia-Palatinado.

Nesta região, onde as vítimas ainda não foram todas identificadas, 74 pessoas também são consideradas desaparecidas ou inacessíveis.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Desastres naturais: Alemanha prepara sistema de alerta por telemóvel

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião