Setor a setor, veja o que pode mudar nas restrições da Covid-19 com a proposta dos especialistas

  • ECO
  • 28 Julho 2021

O vírus continua por aí, mas a resistência da população é maior. Graças à vacinação contra a Covid-19, os especialistas vêm margem para aliviar as restrições. Veja o que pode mudar.

A Covid-19 não desapareceu. E apesar da variante Delta, que se propaga mais facilmente, ser dominante, há margem para que o país possa dar mais passos no alívio das restrições. É isso que defendem os especialistas.

Mesmo com os números da Covid-19 elevados, esta nova vaga está a demonstrar ter um impacto muito menor do que as anteriores ao nível da saúde dos portugueses. As infeções subiram de forma expressiva, mas a capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde não foi colocada em perigo. Continuam a haver camas nas enfermarias, mas também em UCI. E as mortes por Covid-19 caíram de forma abrupta.

O que mudou da anterior vaga para esta? A vacinação. Com a compra de milhões de doses das várias vacinas por parte da União Europeia, e apesar de alguns atrasos no arranque do processo, Portugal tem, nos últimos meses, conseguido acelerar o processo de inoculação dos cidadãos. Mais de metade já tem pelo menos uma dose, sendo que a meta dos 70% vai ser alcançada no arranque de agosto.

À luz do progresso da vacinação, bem como do reconhecimento da proteção que estas vacinas dão à população em geral, os especialistas apresentaram quatro novos níveis de desconfinamento com medidas gerais para todo o território nacional.

Há três regras “fundamentais” que devem ser cumpridas: “a ventilação e climatização adequada nos espaços fechados sempre, a utilização do certificado digital Covid nos espaços públicos e autoavaliação de risco”, diz Raquel Duarte, pneumologista e ex-secretária de Estado. Depois, há regras para os diferentes níveis de vacinação.

Os especialistas sugerem quatro níveis, estando o país no primeiro, mas progressivamente a aproximar-se do segundo, mas sempre almejando chegar ao quarto nível, em que grande parte das restrições desaparecem.

Veja, nesta tabela, as regras propostas pelos especialistas, que impactam tanto a circulação em espaços públicos, como o funcionamento das escolas ou dos locais de trabalho. E também trazem mudanças ao funcionamento dos vários negócios, desde as esplanadas dos cafés aos restaurantes, chegando aos concertos ou aos jogos de futebol.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Setor a setor, veja o que pode mudar nas restrições da Covid-19 com a proposta dos especialistas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião