BRANDS' PESSOAS #WomenInTech: Team Lead da Natixis revela desafios de ser mulher na área tecnológica

  • BRANDS' PESSOAS
  • 28 Julho 2021

Isabel Michiels, Team Lead da Natixis, é a 2ª convidada da youtuber Geek’alm no projeto Women in Tech @ Kaspersky Portugal, que quer debater os desafios das mulheres no setor da tecnologia.

No primeiro episódio do projeto Women in Tech @ Kaspersky Portugal, ficámos a conhecer o percurso de Ana Carolina Cardoso, Software Engineer da Farfetch. Agora é a vez de Isabel Michiels, da Natixis, que se junta à youtuber de tecnologia Geek’alm numa segunda conversa inspiradora, integrada na campanha Women in Tech, lançada pela Kaspersky em Portugal.

Isabel Michiels é Team Lead da Natixis, um banco de investimento especializado nas áreas de trading, investment banking, wealth management, insurance e pagamentos, e nesta conversa conta a sua história e percurso profissional na área tecnológica. Isabel conta com cerca de 25 anos de experiência no setor, tendo iniciado como Project Manager na I2S Informática, numa altura em que ainda concluía a sua licenciatura em engenharia informática no Instituto Superior de Engenharia do Porto. Chegou à Natixis em 2018 como Project Leader e foi evoluindo na sua carreira até hoje chegar a Team Lead, função que desempenha desde este ano.

Assista aqui à segunda conversa:

Durante pouco mais de 20 minutos, Isabel Michiels partilha a sua visão em relação ao mundo tecnológico e igualdade de género, reconhecendo a sua paixão pela área de IT e revelando alguns desafios que teve de ultrapassar enquanto mulher, como o de quando engravidou.

"O meu maior obstáculo foi quando engravidei. Passou a existir um tratamento diferente, como se tivesse deixado de ser considerada uma colaboradora competente.”

Isabel Michiels

Team Lead na Natixis

Ao longo da conversa, a Team Lead da Natixis aborda igualmente a sua experiência e percurso profissional até chegar ao cargo atual, partilhando também vários episódios da sua vida. Defensora das capacidades e qualidades individuais de cada um, seja homem ou mulher, partilhou o momento mais desafiante da sua carreira: “O meu maior obstáculo foi quando engravidei. Já estava numa empresa há mais de 10 anos e tinha conquistado uma posição muito confortável. No dia em que eu informei que estava grávida, passou a ser completamente diferente. Passou a existir um tratamento diferente, como se tivesse deixado de ser considerada uma colaboradora competente, mesmo com as minhas competências e o reconhecimento que tinha até à data. Esta foi uma fase que demorei a ultrapassar.”

A presença feminina na tecnologia tem vindo a crescer ao longo dos anos, fazendo com que este seja cada vez menos um universo associado aos homens, apesar do longo caminho que ainda há a percorrer. Isabel Michiels, que reconhece esta tendência, refere que uma das principais ações que se pode colocar em prática para promover maior igualdade e mais mulheres na área das tecnologias é difundir mais informação e conhecimento, dando como exemplo o programa da Natixis “Champion for Change”, que pretende ajudar a mudar mentalidades e eliminar ideias pré-concebidas em torno das IT, principalmente junto dos mais jovens.

A Women in Tech @ Kaspersky Portugal é a nova campanha da Kaspersky, que dá voz às várias mulheres portuguesas que trabalham no setor de IT e cuja carreira poderá inspirar mais mulheres a juntarem-se ao mundo da tecnologia. Esta campanha, transmitida no YouTube e constituída por três episódios, promove conversas informais com convidadas exclusivas de grandes empresas em Portugal, que partilham as suas experiências, oportunidades e desafios no acesso à profissão e na evolução da sua carreira. Este conjunto de entrevistas procura desmistificar alguns preconceitos associados à profissão no feminino e encorajar jovens a ingressarem no mundo das tecnologias.

Todos os episódios da campanha estão disponíveis no canal de YouTube da Geek’alm.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

#WomenInTech: Team Lead da Natixis revela desafios de ser mulher na área tecnológica

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião