Onde compram os portugueses online? Saiba quais as lojas preferidas e as que geram insatisfação

Mais de 4,8 milhões de portugueses - 56,8% do universo de indivíduos com mais de 15 anos e residentes em Portugal continental - já fazem compras online, revela a Marktest.

Encomendar refeições e fazer compras de supermercado online, com entregas lá em casa, entrou na rotina dos consumidores nacionais, revela a primeira vaga do Barómetro E-Commerce, da Marktest. UberEats, Aliexpress e Continente são as lojas online mais citadas pelos portugueses. A Wish, seguida pela Aliexpress e pelo eBay, são as que geram maior insatisfação.

UberEats, Aliexpress e Continente são as lojas online mais citadas pelos portugueses em relação às mais recentes compras através de suportes digitais, refere o estudo da Marktest, realizado entre março e maio de 2021 através de entrevistas a 2.262 indivíduos. “A média de tempo para as últimas compras via UberEats e Glovo também confirma o crescente hábito no recurso a estes serviços em Portugal: quase dois terços (63%) dos compradores UberEats fizeram a última compra há menos de 30 dias, enquanto na Glovo, isso aconteceu com metade dos seus utilizadores (46%)”, informa a Marktest em nota de imprensa.

Mais de 4,8 milhões de portugueses – 56,8% do universo de indivíduos com mais de 15 anos e residentes em Portugal continental – já fazem compras online e destes 12,1% os que fazem compras pelo menos uma vez por semana e 42% os que compram online pelo menos uma vez por mês, revelou a primeira vaga do Barómetro E-Commerce.

As lojas eletrónicas da Decathlon, da Wook e da Amazon, da Fnac e da Zippy (estas três últimas ex-aqueo) são as que recolhem melhor índice de satisfação por parte dos consumidores. “Com ligeiras oscilações na avaliação consoante o género dos inquiridos: entre as mulheres o Top 3 é preenchido por Zara, Wook, Decathlon e Fnac (ex-aqueo), enquanto os homens elogiam mais a Decathlon, a Amazon e a Bertrand”, informa ainda a Marktest.

Já no que toca à insatisfação com a experiência de compra, estão plataformas de ecommerce como a Wish – é a que apresenta os resultados mais negativos -, a Aliexpress e o eBay.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Onde compram os portugueses online? Saiba quais as lojas preferidas e as que geram insatisfação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião