Arranca hoje o prazo para pagar a segunda prestação do IMI

Segunda de três prestações do IMI está a pagamento a partir deste domingo, nos casos opcionais em que o montante seja superior a 500 euros. Prazo termina a 31 de agosto.

Se paga Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) superior a 500 euros, então pode liquidá-lo em três prestações. E este domingo é o primeiro dia para poder pagar a segunda parcela. O prazo termina a 31 de agosto e o pagamento pode ser feito de várias formas. Eventuais atrasos dão direito a coimas.

Em 2019, o Governo deu aos contribuintes a possibilidade de pagar o IMI em prestações quando este é superior a 100 euros. Até então, esta possibilidade acontecia apenas quando o imposto ultrapassasse os 250 euros. Com esta alteração, que veio aliviar o peso do IMI no bolso dos contribuintes, ficou estipulado que:

  • Se o IMI foi inferior a 100 euros, tem de ser pago numa única prestação, até ao final de maio;
  • Se o IMI foi igual ou superior a 100 euros, mas inferior a 500 euros, pode ser pago em duas prestações: final de maio e final de novembro;
  • Se o IMI for superior a 500 euros, as prestações aumentam para três: final de maio, final de agosto e final de novembro.

O pagamento deste imposto sobre imóveis pode ser feito através do Multibanco, serviços de Finanças, balcões dos CTT, instituições financeiras com protocolo para o efeito e a partir de casa, via home banking ou do MB Way.

Os proprietários que se atrasarem nos pagamentos podem contar com avultadas sanções — ao valor do imposto em falta somam-se os juros de mora e encargos fiscais. Quantos mais dias de atraso forem, mais alto será o valor a pagar.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Arranca hoje o prazo para pagar a segunda prestação do IMI

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião